quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EUA: um império decadente movido por gastos militares e empréstimos a bancos falidos

Os EUA são o país mais endividado do mundo. Seu deficit em 2010 correspondente a 44% do orçamento. O total de impostos pagos pelas familias americanas equivale aos gastos militares.
Estas são algumas informações do artigo abaixo. É o que está por trás da guerra cambial. A maior potência mundial entrou num círculo vicioso no qual seu poder só pode ser mantido pelas armas. A indústria bélica movimenta a economia, a nação entra em decadência. O capital não tem pátria e busca o lucro em outras praças. Progresso, liberdade e outras coisas boas que os EUA já significaram não têm mais nada a ver com o grande irmão do norte, que melhor seria chamado agora de grande irmão da morte.

Da Agência Carta Maior
Gasto militar mantém equilíbrio do terror financeiro nos EUA
Por Osvaldo Martinez
Uma simples olhada no orçamento de 2010 dos Estados Unidos permite examinar a magnitude do gasto militar e o papel que este joga em conjunto com o gasto para os pacotes de resgate dos bancos e entidades financeiras quebradas. O montante do orçamento é de 3,94 trilhões de dólares e o déficit previsto é de 1,75 trilhão, equivalente a quase 12% do PIB. O gasto militar oficial é de 739,5 bilhões de dólares, embora se forem incluídos outros gastos indiretos ou encobertos, o gasto superaria 1 trilhão de dólares. O gasto no resgate das entidades financeiras falidas na crise, efetuado pelas administrações de Bush e Obama alcança 1,45 trilhão, enquanto que os juros devidos pela dívida pública são de 164 bilhões de dólares. Isto significa que quase toda a receita do orçamento (2,38 trilhões) se consome somente pelo gasto militar mais os resgates da oligarquia financeira e uma pequena proporção por juros da dívida pública. Não fica praticamente nada para outros tipos de gastos.
A íntegra.