Outros blogs

domingo, 21 de julho de 2019

Alimentos vendidos como saudáveis mas que são venenos

Pão de forma integral, iogurte com sabor, peito de peru, gelatina, barra de cereais. Quase tudo que é industrializado e está nas prateleiras dos supermercados, em belas embalagens, atraente, pedindo: me compra. Quem entende de alimentação chama isso de lixo. E a gente sabe. Me engana que eu gosto. Que comer alimento saudável? Come frutas e verduras. Come orgânicos.
Jornal de domingo.

Como identificar os alimentos que parecem saudáveis, mas não são 

Renata Turbiani De São Paulo para a BBC News Brasil

Nem tudo é o que parece ser. Essa máxima vale para muitas coisas, inclusive para a alimentação, já que diversos produtos que parecem ser saudáveis nem sempre o são. Alguns exemplos clássicos são barras de cereal, cereais matinais, sucos prontos, pães de forma, mesmo os integrais, iogurtes (com exceção dos naturais), gelatina e peito de peru.

Presentes em vários cardápios, esses e tantos outros itens com "cara de nutritivos", na verdade, entram em uma categoria alimentar um tanto perigosa, a dos ultraprocesados, que, inclusive, nem existia até pouco tempo.

Ela só passou a ser efetivamente considerada em 2014, com a publicação da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e a adoção do sistema de classificação alimentar NOVA, elaborado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Universidade de São Paulo (USP).

Clique aqui para ler a íntegra.