sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Cigarro é pop, cigarro é tech, cigarro é tudo

propaganda de cicarro antiga

Tomo um café e na sua embalagem está escrito “orgânico”. O que significa isso? Que as dezenas de outros cafés na prateleira do supermercado são cafés com agrotóxicos. O mesmo vale para arroz, feijão e qualquer alimento industrializado ou in natura disponível no comércio. Exceto os orgânicos, todos os outros são cultivados com grandes doses de agrotóxicos, que depois consumimos e provocam câncer, por exemplo, entre outras doenças. Fosse esse um mundo razoável e as embalagens conteriam a identificação “produto com agrotóxicos”, mas não é, é um mundo em que o que prevalece é o interesse dos capitalistas, dos empresários, agrotoxiconegociantes, interesse esse que é ganhar dinheiro, mais nada. 

Há algum tempo, uma lei determinou que as embalagens dos produtos transgênicos contivessem a advertência, ilustrada por um símbolo, mas não durou muito, caiu, por pressão dos capitalistas. Curioso, não é? Se os capitalistas tivessem boa intenção, deveriam manter a advertência, mesmo sem obrigatoriedade legal, como sinal de honestidade e respeito ao consumidor, como pregam em todas as ocasiões, discursos, propagandas, eventos etc., mas não, o que eles querem é esconder que seus produtos são transgênicos. Por quê? Por que sonegar informações ao consumidor sobre o produto que ele está consumindo? O que então dizer dos alimentos contaminados com agrotóxicos?  

São informações elementares, básicas, fundamentais, necessárias, às quais todo consumidor tem direito: saber o que está comprando, o que vai comer. “Este produto foi cultivado com agrotóxicos. A lavoura deste produto usou os agrotóxicos X, Y e Z. Estudos científicos demonstraram o aumento da incidência de câncer em pessoas expostas ao agrotóxico X. A substância y presente no agrotóxico Y foi associada por estudos científicos à causa da doença…” E assim por diante. Por que não? 

Como fazem os maços de cigarros hoje em dia, e já há bastante tempo, mas que também durante muito mais tempo foram associados ao sucesso na vida por meio de propagandas e propagandistas da indústria de entretenimento, comprada pela indústria do tabaco. Algo do tipo: “Tabaco é pop, tabaco é tech, tabaco é tudo”. Em propaganda de hoje, era o que diziam a indústria do tabaco e a televisão, que difundia o consumo de cigarros, escondendo informações mais do que conhecidas sobre as doenças que eles causam, condenando ao vício, ao adoecimento e à morte milhões e milhões de pessoas, como agora fazem os agrotoxiconegociantes e sua comunicação de massa. 

Nem era preciso dizer nada disso, só interpretar a imagem acima: o ator e mais tarde presidente dos EUA Ronald Reagan fazendo propaganda de cigarro quando já era amplamente sabido que fumar provoca inúmeras doenças. Reagan: ator (medíocre, dizem, não me lembro de filme dele) da indústria de entretenimento hollywoodiana, propagandista da indústria do tabaco americana, político financiado pelo capital, presidente dos capitalistas na maior nação do planeta. 

Quem seria o símbolo equivalente hoje para o "agro é pop, agro é tech, agro é tudo"?