segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Criança é pra brincar

A tragédia da espécie humana se reinventa todas os dias nesse mundo neoliberal que parece não ter fim, mas algumas pessoas continuam fazendo coisas boas e dignas em todas as partes, que apontam para um mundo melhor e possível. Alguns privilegiados têm a sorte de participar delas. 

Em 2009 escrevi um livro, Meninada, o que a gente vai fazer hoje?, publicado em 2011, sobre a experiência admirável do Clic! -- Centro Lúdico de Interação e Cultura, em BH. De lá pra cá, muita coisa mudou, inclusive o endereço do Clic!, mas sua pedagogia que me encantou continua a mesma e coincide com muitas coisas que os cientistas americanos estão descobrindo agora, segundo a importante reportagem acima, da BBC, que merece ser ouvida (é áudio). E o que é animador: o Clic! deu filhotes, como o Espaço Corre Cutia. 

Falta essa pedagogia chegar às escolas públicas e atingir a imensa maioria das crianças e jovens. É assim, todos sabemos há décadas, que o mundo pode mudar para melhor: a partir de uma educação para autonomia para todas as crianças.

Clique aqui para conhecer o Clic! 

Clique aqui para conhecer o Corre Cutia. 

Clique aqui para conhecer o livro Meninada, o que a gente vai fazer hoje?