quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Contaminação atinge, em média, 28% dos alimentos consumidos pelos brasileiros

Não é denúncia de ambientalista nem de trabalhadores na agricultura, são dados oficiais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O diretor diz que é preocupante, eu acho que a contaminação das amostras por agrotóxicos é alarmante:

Pimentão: 90%;
Morango: 63%
Pepino: 58%
Alface: 55%
Cenoura: 50%
Beterraba, abacaxi, couve, mamão: 30%.

Nove vezes em dez que a gente come pimentão está comendo quantidade de agrotóxico suficiente para provocar câncer e outras doenças! Seis vezes em dez que a gente come morango, pepino e alface; vez sim vez não que a gente come cenoura; uma vez em três que a gente come abacaxi, couve, mamão, beterraba... Só a batata escapa. Agrotóxicos provocam câncer e outras doenças. Brasil é campeão mundial em consumo de agrotóxicos. A solução é comer orgânicos.

Do saite da Anvisa.
Contaminação por agrotóxicos persiste em alimentos analisados pela Anvisa
O pimentão, o morango e o pepino lideram o ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico, durante o ano de 2010. É o que apontam dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgados nesta quarta-feira (7/12/11). Mais de 90% das amostras de pimentão analisadas pelo Programa apresentaram problemas. Nos casos do morango e do pepino, o percentual de amostras irregulares foi de 63% e 58%, respectivamente. Os dois problemas detectados na análise das amostras foram: teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para estas culturas. A alface e a cenoura também apresentaram elevados índices de contaminação por agrotóxicos. Em 55% das amostras de alface foram encontradas irregularidades. Já na cenoura, o índice foi de 50%. Na beterraba, no abacaxi, na couve e no mamão foram verificadas irregularidades em cerca de 30% das amostras analisadas. "São dados preocupantes, se considerarmos que a ingestão cotidiana desses agrotóxicos pode contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a desregulação endócrina e o câncer", afirma o diretor da Anvisa, Agenor Álvares. Por outro lado, a batata obteve resultados satisfatórios em 100% das amostras analisadas. Em 2002, primeiro ano de monitoramento do programa, 22,2% das amostras de batata coletadas apresentavam irregularidades. No balanço geral, das 2.488 amostras coletadas, 28% estavam insatisfatórias. Deste total, em 24, 3% dos casos, os problemas estavam relacionados à constatação de agrotóxicos não autorizados para a cultura analisada. Já em 1,7% das amostras foram encontrados resíduos de agrotóxicos em níveis acima dos autorizados. "Esses resíduos indicam a utilização de agrotóxicos em desacordo com as informações presentes no rótulo e bula do produto, ou seja, indicação do número de aplicações, quantidade de ingrediente ativo por hectare e intervalo de segurança", evidencia Álvares. Nos 1,9% restantes, as duas irregularidades foram encontradas simultaneamente na mesma amostra.

Aqui matéria da Agência Carta Maior.