domingo, 30 de março de 2025

Música do dia: Help!, The Beatles

Um vídeo completamente non sense. A canção é um ícone do rock e a letra mostra a genialidade do John para expressar a condição humana na juventude. Genial porque simples, é isso mesmo. É impressionante a autoconfiança das crianças, que são frágeis. Quando a gente se torna adulto, gente grande, "independente", a segurança desaparece. Como acontece isso? Por que acontece? É porque "as portas de abrem"... A segurança das crianças vem da confiança incondicional nos seus pais, no amor da mãe em especial, mas também na força do pai, na onipotência de ambos, enfim. E é por isso que o homem adulto busca o amor romântico (com as mulheres é diferente, não ouso tentar explicar, está além da minha experiência e da minha capacidade) e depende da mulher amada (a Bossa Nova não cantou outra coisa e os Beatles também não), que é a substituta da sua mãe. Na história musical do John Lennon, que foi criado sem pai e mãe, isso é evidente. E nos deus tantas pérolas, de Help! a Woman, passando Mother, God, Jealous Guy e Oh Yoko!, para citar algumas.

"When I was younger, so much younger than todayI never needed anybody's help in any wayBut now these days are goneI'm not so self assuredNow I find I've changed my mindI've opened up the doors

"And now my life has changed in, oh, so many waysMy independence seems to vanish in the hazeBut every now and then I feel so insecureI know that I just need you likeI've never done before"