sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Uma aula de pensamento científico da Suzana Herculano-Houzel
Brilhante. Genial.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Neurociência e livre-arbítrio: 'Somos a soma do que não podemos controlar'
Os conhecimentos expostos por Robert Sapolsky são mais que razoáveis: óbvios. E seus argumentos também: "Mude os genes e os hormônios, se o neurônio fizer exatamente a mesma coisa, isso é livre-arbítrio. Mostre que o seu cérebro produziu um comportamento independente de tudo isso. Quem tem que provar que o livre-arbítrio existe é quem insiste em que ele existe". O livre-arbítrio é uma ideologia, ou componente de ideologias, claramente ligado à formulação da moral e das religiões. De certa forma, a ciência é um caminho que possibilita a formulação de uma ideologia amoral. Impossível não pensar em Nietzsche, que não era cientista, mas filósofo...
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Somebody Who Cares (Remixed 2015)
Tug of war é o grande álbum do Paul depois do Beatles. George também tem um (exceto por All things must past, que não conta, de certa forma ainda é Beatles, assim como Imagine), Cloud Nine. John foi o único que manteve o nível durante mais dez anos, até morrer, todos os seus discos são importantes, todos têsm canções geniais. Paul, que se mantém ativo e produtivo aos 82 anos, teve alguns lampejos, mas seu único álbum à altura dos Beatles é Tug of war, do qual esta Somebody who cares é uma pérola, com destaque para os solos de guitarra e flauta.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Maiúsculo
Do álbum póstumo Cruel, produzido por Zeca Baleiro, mais um. Genial. Sérgio Sampaio é o maior letrista da MPB? Único. Poemas maravilhosos, melodias encantadoras. A produção do álbum é de uma sensibilidade impressionante, os instrumentos acrescentados são perfeitos. O trompete de Cláudio Faria em Em nome de deus, meu deus, que coisa, mas também o piano. E por aí vai, o violoncelo em Pavio do destino, a clarineta nesta Maiúsuclo, a gaita em Magia Pura... Brasília é uma preciosidade à parte. Um disco à altura do gênio do SS. Maiúsculo me representa.
Assinar:
Postagens (Atom)