Esse podcast do Uol Prime mostra mais um entre os inúmeros exemplos de privilégios e injustiças que a democracia brasileira perpetua. Parentes de criminosos militares têm direito a continuar recebendo proventos, como aconteceu com o condenado dessa história. As vítimas do crime não receberam nem justiça nem indenização. Há 303 militares criminosos nessa situação. As pensões recebidas por seus parentes custam cerca de R$ 20 milhões por ano ao país, há quem receba R$ 30 mil.
O fim da ditadura militar foi negociado e privilégios de quem mandava antes foram mantidos. Em troca, a Constituição de 1988 estabeleceu direitos para os comuns, os trabalhadores, os que pagam impostos, os que mantêm o sistema funcionando, mas grande parte desses direitos não saiu do papel. E os privilégios das castas foi aumentando, a ponto de chegar à presidência um representante deles, que também foi expulso do Exército e recebe uma considerável remuneração desde então.
Não são apenas os militares, há também as castas do Judiciário, do Legislativo e dos demais setores do poder Executivo. E o presidente das castas ainda fez e continua fazendo propaganda contra o Estado. Quando o tamanho do Estado diminui, não é porque os privilégios das castas foram cortados e sim porque os direitos dos brasileiros comuns foram cortados.
Você paga por militares criminosos: entenda como. Podcast UOL Prime #53.