domingo, 21 de julho de 2019

Açúcar é veneno e provoca câncer, como cigarro. E já sabemos disso há séculos

Jornal de domingo.
Mais sobre a estúpida espécie humana. E não é só o açúcar, são os agrotóxicos que colocamos nas nossas comidas, a carne de bichos envenenados e maltratados, os conservadores, o sal, os óleos e todo esse lixo caro com o qual nos alimentamos. Tudo de que precisamos para viver saudáveis -- inclusive o açúcar -- está na natureza, mas nós estamos destruindo a natureza, envenenando a terra, as águas, o ar para ganhar dinheiro, para enriquecer, acumular e... ir à Lula, um corpo sem água, sem plantas, cujo ar não podemos respirar. É isso o símbolo do progresso.

Está na hora de tratarmos o açúcar como lidamos com o tabaco? 

Fernanda Bassette De São Paulo para a BBC News Brasil

Não é de hoje que observamos que a população brasileira está cada vez mais gorda -- o índice de obesos cresceu 42% em uma década (entre 2007 e 2017), segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, enquanto o índice de fumantes caiu 40% no mesmo período.

Entre as razões apontadas por pesquisadores para o aumento da obesidade estão o excesso de consumo de açúcar, especialmente aquele adicionado às bebidas açucaradas e aos produtos ultraprocessados, cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. São alimentos que contêm mais sal, mais açúcar, mais gordura, além de uma série de aditivos e conservantes cujo real efeito sobre a saúde ninguém sabe precisamente.

Clique aqui para ler a íntegra.