domingo, 21 de julho de 2019

Alimentos vendidos como saudáveis mas que são venenos

Pão de forma integral, iogurte com sabor, peito de peru, gelatina, barra de cereais. Quase tudo que é industrializado e está nas prateleiras dos supermercados, em belas embalagens, atraente, pedindo: me compra. Quem entende de alimentação chama isso de lixo. E a gente sabe. Me engana que eu gosto. Que comer alimento saudável? Come frutas e verduras. Come orgânicos.
Jornal de domingo.

Como identificar os alimentos que parecem saudáveis, mas não são 

Renata Turbiani De São Paulo para a BBC News Brasil

Nem tudo é o que parece ser. Essa máxima vale para muitas coisas, inclusive para a alimentação, já que diversos produtos que parecem ser saudáveis nem sempre o são. Alguns exemplos clássicos são barras de cereal, cereais matinais, sucos prontos, pães de forma, mesmo os integrais, iogurtes (com exceção dos naturais), gelatina e peito de peru.

Presentes em vários cardápios, esses e tantos outros itens com "cara de nutritivos", na verdade, entram em uma categoria alimentar um tanto perigosa, a dos ultraprocesados, que, inclusive, nem existia até pouco tempo.

Ela só passou a ser efetivamente considerada em 2014, com a publicação da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e a adoção do sistema de classificação alimentar NOVA, elaborado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Universidade de São Paulo (USP).

Clique aqui para ler a íntegra.