Acho interessante a notícia abaixo por vários motivos. Primeiro, pela referência a Sócrates e Platão, dois filósofos reacionários, mas sempre citados para se demonstrar erudição e principalmente para liquidar a discussão. Segundo, porque a afirmação parece ser surpreendente, quando na verdade é óbvia: é claro que rede social existe desde que se inventou a sociedade, é claro que o mundo virtual reflete o mundo real. Terceiro, porque a discussão demonstra o esforço das pessoas para compreender o que está acontecendo aqui, neste imprevisível mundo virtual. E aí ocorrem fenômenos interessantes como os profissionais que lidam com as tecnologias mais avançadas às vezes são os mais atrasados, mentalmente. A questão toda é saber o que é que as novas tecnologias nos possibilitam que antes não podíamos fazer. E isso é social, não é tecnológico. Ou seja, o mais importante é avançar a ordem social, não é a tecnologia, porque esta é apropriada por aquela – os órgãos de informação americanos têm acesso aos dados do Facebook e do Google, como nos alertou Julian Assange, e estamos todos trabalhando gratuitamente, ingenuamente, para dotar os EUA do mais completo arquivo de informações sobre todos os cidadãos do planeta. O que acontece é que a tecnologia também interfere na ordem social. Ou como diria um contemporâneo (em termos) de Sócrates e Platão, mais progressista: a vida é dialética.
Do Comunique-se.
"Rede social existe desde a época de Platão e Sócrates", diz especialista
Durante a palestra "As marcas, as crises e as soluções digitais", realizada na tarde de segunda-feira (9/5), como parte do Congresso Internacional para Líderes da Comunicação, dois profissionais da área de comunicação digital desmistificaram as redes sociais. Para Daniel Miura, diretor de mídias sociais da CDI Digital, e Heloisa Mello, diretora do núcleo digital da Máquina da Notícia, os chamados saites de relacionamentos refletem o que acontece no "mundo real". "Rede social existe desde a época de Platão e Sócrates", afirmou Miura, ao citar que não vê tantas novidades sendo promovidas por páginas como Facebook, Twitter e Orkut. O pensamento do executivo foi parecido com a opinião de Heloísa. "O mundo digital não é tão diferente do offline", disse a diretora da agência Máquina da Notícia, durante o evento que foi realizado no Hotel Transamérica São Paulo, no bairro de Santo Amaro, região sudoeste da capital paulista.