quinta-feira, 31 de março de 2011

ONU prevê caos nas cidades

Em outras palavras.

Da Agência Carta Maior.
Cidades não estão prontas para as mudanças climáticas
Fabiano Ávila - Instituto Carbono Brasil
"Nas próximas décadas, as mudanças climáticas farão com que centenas de milhões de pessoas, na sua maioria as mais pobres e marginalizadas, fiquem cada vez mais vulneráveis a enchentes, deslizamentos de terra e outros desastres naturais. Esta é a previsão que fazemos baseados na melhor ciência que temos disponível", alerta Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, no prefácio do relatório Cidades e Mudanças Climáticas, produzido pelo UN-Habitat.
A íntegra.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Aula de justiça

O caso Pimenta Neves – réu confesso e livre – é uma aula de justiça brasileira. Ricos ficam impunes porque pagam advogados que exploram a morosidade do judiciário e conseguem protelar decisões judiciais. Justiça lenta não é justiça.

Do Comunique-se,
11 anos depois do crime: Pimenta Neves tem recurso negado pelo STF
O Superior Tribunal Federal (STF) negou no dia 22/3 o último recurso impetrado pela defesa de Pimenta Neves, ex-diretor de redação de O Estado de S. Paulo, acusado pelo assassinato de sua ex-namorada Sandra Gomide, crime que aconteceu em agosto de 2000. Apesar de a decisão judicial ter ocorrido semana passada, só foi divulgada pelo saite do órgão na tarde desta terça-feira (29/3). O ministro Celso de Mello, relator do processo de Pimenta Neves no STF, entendeu que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que condenou o jornalista à prisão deve ser mantida. A defesa do ex-diretor do diário paulista pretendia trazer ao órgão recurso extraordinário contra condenação pelo homicídio de Sandra Gomide, que era ex-namorada do acusado, além de repórter e editora de economia do Estadão. "A garantia do devido processo legal exerce-se em conformidade com o que dispõe a lei, de modo que eventual desvio do ato decisório configurará, quando muito, situação tipificadora de conflito de mera legalidade", afirmou Celso de Mello, em sua decisão. Condenado a 19 anos de prisão, decisão que depois foi reduzida para 15, Pimenta Neves permaneceu detido por apenas sete meses, quando em 2001 o próprio STF afirmou que o ex-executivo do Estadão não apresentava riscos à sociedade.
A íntegra.

O jornalismo honesto da Globo

Que a Globo sempre defendeu interesses estrangeiros todo mundo sabe, afinal a empresa nasceu associada ao grupo Time americano. Nunca, porém, assumiu isso de forma tão explícita como na reportagem do jornal Hoje desta quarta-feira sobre o tratamento aos turistas no Rio. A matéria mostrou vendedores que cobram mais caro dos turistas do que dos brasileiros, na praia, e condenou veementemente tal atitude. "Vergonhoso", definiu a apresentadora, para em seguida convocar os telespectadores a chamar a polícia para quem faz isso. Obviamente, puro discurso moral, em se tratando da proba polícia carioca... Em outra situação, a emissora consideraria isso lei da oferta e procura, o "livre mercado", que ela tanto defende. Afinal, nenhum turista é obrigado a pagar, ou será que é? Em outras partes do mundo é diferente? Seria ótimo se a emissora tivesse posição tão firme em relação a problemas realmente graves que atingem os brasileiros... Mas a Globo está preocupada com os estrangeiros, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, cuja transmissão ela vende, com a imagem do Brasil, sobre a qual pretende faturar, e tem vergonha dos brasileiros, pois os globais se identificam com o "primeiro mundo". E perdem o senso do ridículo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma em BH promete qualidade no SUS

É o mínimo de respeito com a população, saúde, educação e moradia de qualidade. A novidade é que desde Lula temos presidentes comprometidos com isso.

Do Blog do Planalto.
Segunda-feira, 28 de março de 2011
“Não renunciarei ao compromisso de tornar o SUS um sistema de alta qualidade”
O desafio de transformar o SUS em um sistema de alta qualidade e que atenda a toda população brasileira foi lembrado nesta segunda-feira (28/3) pela presidenta Dilma Rousseff, durante a cerimônia de lançamento do Programa Rede Cegonha, em Belo Horizonte (MG). A presidenta afirmou que "esse grande desafio" não será negligenciado e que ela honrará o voto de todos os brasileiros. "Temos que fazer nesses quatro anos um enorme esforço. É um desafio [transformar o SUS em um sistema de alta qualidade], mas nós estamos aqui para enfrentar desafios… Por isso hoje estou muito feliz e desafiada", disse.
A íntegra.

Vivendo de vídeos para a web

Do Comunique-se.
Fazer vídeo dá dinheiro? PC Siqueira e Galo Frito mostram que sim
Anderson Scardoelli
Viver com a renda de vídeos é possível, pelo menos para alguns videologgers, como PC Siqueira. "Há seis meses deixei de trabalhar para apenas produzir vídeos. Não pelos vídeos, mas porque queria parar de trabalhar mesmo." O novo apresentador da MTV participou na última sexta-feira (25/3) do debate "Videologgers: Comédia via Webcam", realizado no Risadaria 2011. Outro a ganhar notoriedade e espaço na mídia pelos vídeos que produz para a internet, o criador do saite Galo Frito, Mederijohn, também demonstrou que aposta na plataforma online como um bom negócio. Ele revelou que todo o dinheiro que ganha vem das suas criações exibidas na web.
A íntegra.

As demissões no Hoje em dia

O que mais me impressiona, sempre, é como jornalistas chefes assumem a defesa da empresa, contra os colegas. Frequentemente são demitidos na leva seguinte.

Do Comunique-se.
"Salários e inchaço" levam jornal Hoje em Dia a demitir 14 jornalistas
Renan Justi
O jornal mineiro Hoje em Dia demitiu 14 jornalistas da sua redação em Belo Horizonte na última quinta-feira (24/3), entre eles o editor-assistente Fernando Assunção, a colunista e editora Nalu Saad e os repórteres Dilke Fonseca, Jáder Resende e Clésio Giovani. “Foi uma decisão da empresa como um todo; outros departamentos também sofreram com demissões”, explica Ana Maria Arsênio, editora-executiva do Hoje em Dia, que conta com uma equipe de 112 jornalistas. Para determinar quais profissionais seriam dispensados da equipe de jornalismo, a direção, dirigida pelo Grupo Record, decidiu levar em consideração os “maiores salários”, além de acreditar que “o quadro de subeditores estava inchado”, responde Ana Maria, garantindo que os cortes não atingiram as sucursais do diário em Varginha e Divinópolis, apenas na capital Belo Horizonte. Em nota de repúdio, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais questionou o cumprimento da Convenção Coletiva do Trabalho, do qual o jornal Hoje em Dia é signatário. Numa das cláusulas, a empresa jornalística é impossibilitado de demitir funcionários que estão próximos da aposentadoria.
A íntegra.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O trânsito sem fiscalização

Cena de trânsito em BH: sinal fecha, carro avança e quase atropela pedestres, bem diante do fiscal da BHTrans, que se desculpa: "Não posso multar..."

Dilma lança em BH programa de assistência a gestantes e bebês

A universalização da saúde pública é um direito básico, mas precisa ter qualidade, o que significa rapidez no atendimento, bons profissionais bem remunerados, consultas demoradas, exames e medicamentos gratuitos. Neste caso específico deve incluir educação sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada. Espero que "construção de uma rede" não signifique prédios, porque aí é dinheiro para empreiteiros e corrupção, não é saúde pública. Grande parte dos gastos em saúde no Brasil se dá assim, candidatos e governos dizem que vão "investir" em saúde, contratam empreiteiras, constroem prédios e o dinheiro vai embora, parte dele para os bolsos dos políticos e das campanhas, muito pouco se transforma em benefícios para a população.

Do Blog do Planalto.
Domingo, 27 de março de 2011 às 17:19
Rede Cegonha terá investimentos de R$ 9,4 bilhões em assistência à mãe e ao bebê
A presidenta Dilma Rousseff lança amanhã (28/3), em Belo Horizonte (MG), a Rede Cegonha, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. Coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos estados e municípios, as medidas previstas na Rede Cegonha abrangem a assistência obstétrica (às mulheres) – com foco na gravidez, no parto e pós-parto – como também infantil (às crianças). A Rede Cegonha contará com investimentos de R$ 9,4 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde até 2014. Estes recursos serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.
A íntegra.

sábado, 26 de março de 2011

Massacre anunciado em BH

1.200 famílias na iminência de serem despejadas pelos governos Anastasia-Lacerda, a serviço das construtoras. É a limpeza da cidade para a Copa do Mundo 2014.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brasil muda posição em relação ao Irã

Para alegria da direita americanista brasileira.

Do Opera Mundi.
Voto do Brasil contra Irã provoca polêmica sobre nova política externa do governo
O voto do Brasil a favor das investigações sobre violação de direitos humanos no Irã criou polêmica a respeito dos rumos da política externa do governo Dilma Rousseff. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ex-chanceler Celso Amorim afirmou que "provavelmente" não votaria pela medida, que prevê a nomeação de um relator especial para participar das investigações no país persa, mas garantiu que confia no chanceler Antonio Patriota, seu ex-chefe de gabinete. "As pessoas acham que sobre cada ação há apenas uma decisão moral. Mas a decisão é também política, não no sentido de agir em interesse próprio, mas de saber se o resultado será o que você deseja", disse. Amorim, porém, afirmou que não fará "julgamento" da atual política externa, nem mencionou uma mudança explícita nos objetivos do governo brasileiro.
A íntegra.

Televisão vicia

Todos sempre soubemos disso.

Televisão em excesso vicia como cocaína
Da AE
Assistir demais à televisão cria dependência e vicia tanto quanto o uso de cocaína. A conclusão é de uma pesquisa do Centro de Estudos de Mídia da Universidade Rutgers, dos Estados Unidos. Segundo o trabalho dos especialistas, a televisão prejudica as faculdades cognitivas, as articulações e até a postura. O hábito exagerado se compara o de um viciado em cocaína, que precisa cheirar para manter seu estado de euforia. Ao assistir TV, o telespectador fica relaxado, mas essa sensação logo desaparece quando o aparelho é desligado. No entanto, seu estado de passividade e diminuição da atenção permanece.
A íntegra.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Contra as mineradoras, em defesa da água

Mineração é sempre uma atividade predadora, que o digam estas Minas Gerais. Destrói o lugar onde é feita e leva riquezas para outras sociedades, a preço de banana. Água, árvores, animais, comunidades, tudo é submetido a ela. Só a lógica do capital justifica isso.

Da Agência Carta Maior.
Eduardo Galeano homenageia militantes da água
Ao receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, o escritor uruguaio dedicou o mesmo aos militantes da água "que em Mendoza e muitas outras comunidades do mundo lutam contra as mineradoras que a contaminam, as empresas florestais que a secam e contra todos os que traem a natureza, convertendo a água em um negócio e não um direito de todos".
A íntegra.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Agrotóxicos contaminam leite materno no Mato Grosso

Estamos comendo veneno. A exuberante agricultura brasileira prospera com o uso intensivo de agrotóxicos que chegam ao ponto de contaminar o leite materno. Os governos – inclusive Dilma e Lula – que exaltam o agronegócio, por causa das estupendas exportações, e se aliam a ele, por interesses políticos, fingem que não veem. O capital está acima da saúde. (O jornal Hoje, da Globo, deu esta notícia hoje, com três dias de atraso. Está nesse portal matogrossense desde domingo.)

Do Portal Mato Grosso.
Pesquisa revela presença de agrotóxico no leite materno em Lucas do Rio Verde
O município de Lucas do Rio Verde, localizado ao norte do estado, é caracterizado como segundo maior produtor de grãos do Mato Grosso. Em 2009 cultivou 410 mil hectares de soja e milho. Para isso, usou nada mais nada menos que cerca de 5 milhões de litros de agrotóxicos. Bom para a indústria, bom para os negócios, péssimo para a saúde da população. Principalmente de mães, cujos filhos estão em idade de amamentação. Uma pesquisa revelou a presença de agrotóxico no leite materno das gestantes que residem no município. Isso mesmo: agrotóxico no leite materno. "Após a aplicação, parte desses produtos atinge a peste alvo, enquanto que o restante pode ser disperso no ambiente e acumular-se no organismo humano" – explica Danielly Cristina de Andrade Palma, mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Nas amostras de leite coletadas de 62 nutrizes, foram encontradas pelo menos um tipo de agrotóxico. A coleta foi feita entre a 3ª e a 8ª semana após o parto. Entre as variáveis estudadas, ter tido aborto foi uma variável que se manteve associada à presença de três agrotóxicos. O estudo é uma alerta para os moradores da região, pois os resultados podem ser oriundos da exposição ocupacional, ambiental, alimentar do processo produtivo da agricultura que expôs a população a 114,37 litros de agrotóxicos por habitante na safra agrícola de 2009/2010.
A íntegra.

Veja guardou entrevista durante seis meses

Em setembro do ano passado, Veja estava em campanha.

Do Observatorio da Imprensa.
A entrevista escondida
Por Washington Araújo em 22/3/2011
Existem notícias que nos fazem rever o conceito do valor-notícia. Estou com isto em mente após ler a entrevista que o ex-governador José Roberto Arruda (DF) concedeu em setembro de 2010 à revista Veja. Na entrevista, Arruda decidiu dar uma espécie de freio de arrumação em suas estripulias heterodoxas como governador do Distrito Federal: atuou como principal protagonista no festival de vídeos dirigido pelo ex-delegado de polícia Durval Barbosa e que tratavam de um único tema: a corrupção graúda correndo solta nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal. Na entrevista publicada na quarta-feira (17/3) no sítio de Veja encontramos o ex-governador desarrumando as biografias de seus antigos companheiros de partido, pessoas como os senadores Agripino Maia, Demóstenes Torres, Cristovam Buarque e até o sempre correto Marco Maciel. Não faltaram mísseis dirigidos aos deputados ACM Neto, Rodrigo Maia e Ronaldo Caiado. E também ao presidente do PSDB, o agora deputado Sérgio Guerra. Na fala de Arruda sobra ressentimento e, mesmo tendo passado alguns meses, ainda trai uma certa conotação de vingança.
A íntegra.

terça-feira, 22 de março de 2011

O fim das sacolas plásticas em BH

Faltam 27 dias para o fim das sacolas plásticas no comércio de Belo Horizonte. A partir de 18 de abril, segunda-feira, o comércio não fornecerá mais sacolas plásticas aos consumidores. Vamos ver de novo aquela cena antiga que os mais jovens desconhecem: as pessoas andando com sacolas permanentes. Quem esquecer de levar a sua, poderá comprar no estabelecimento comercial a preço de custo: R$ 0,19. Folheto distribuído em supermercados, padarias e lojas, assinado pela prefeitura, Procon e entidades de classe empresariais, informa que Belo Horizonte é a primeira capital do país a adotar a medida. Trata-se da Lei municipal nº 9529/08, iniciativa do vereador Arnaldo Godoy (PT), sancionada pelo prefeito Fernando Pimentel em fevereiro de 2008. Ela levou três anos para entrar em vigor, isto é, em 28 de fevereiro passado, mas o prefeito empresário Lacerda, a quem tudo parece pegar de surpresa, adiou a fiscalização por 45 dias. O costume das sacolas plásticas é uma praga relativamente recente, que começou nos anos 80 no Brasil, prosperou nos anos 90 e se tornou universal neste começo de século. Estima-se que elas levem até 300 anos para se decompor na natureza e que anualmente sejam consumidas em todo o mundo 500 bilhões delas, das quais só 0,6% são recicladas; no Brasil, são 12 bilhões de unidades por ano e em Belo Horizonte, 157 milhões. A penalidade para o estabelecimento infrator é notificação, depois multa de R$ 1.000 (R$ 2.000 na reincidência), interdição e cassação do alvará. A lei previa também o fim do uso de sacos plásticos para acondicionamento de lixo, mas este artigo foi vetado pelo prefeito.

Outono no tempo e nos corações

Aos que pensam que o tempo está louco, a natureza surpreende: o outono chegou com impressionante precisão, na data marcada, primeiro trazendo vento, em seguida fazendo a temperatura cair. Os sábios da cultura chinesa dizem que é tempo de recolhimento, de comer sopas de raízes, de cuidar da saúde, para que ela não falte no resto do ano.

Saite da PBH desinforma turista

Novo saite da prefeitura de Belo Horizonte comprova o baixo nível da atual administração: matéria sobre o Mineirão informa que o jogo que inaugurou o estádio foi entre o Atlético e o River Plate. Sou atleticano, mas o time que venceu os argentinos foi um combinado Atlético-Cruzeiro, que vestiu a camisa da Federação Mineira de Futebol. Se a prefeitura comete esse erro elementar, o que dizer do restante do saite, que pretende "vender" Belo Horizonte para os turistas, visando à Copa de 2014, principal ocupação do prefeito Lacerda?

Estádio Magalhães Pinto: Mineirão, o gigante da Pampulha

O Mineirão é um dos maiores estádios do Brasil. Em 5 de setembro de 1965, o futebol em Minas Gerais viveu uma revolução testemunhada por 73 mil pessoas: a vitória do Atlético Mineiro sobre o River Plate por um a zero, com gol de Buglê.

Fenômeno Marina não durou

Da Carta Capital.
Vem aí o PV do B
Celso Marcondes
Passados apenas alguns meses da expressiva votação recebida por Marina Silva nas eleições presidências, o Partido Verde já decreta sua divisão. Não pode ser outra a leitura do resultado da reunião da Executiva Nacional do partido realizada na última quinta-feira 17. Por 29 votos a 16 foi aprovada resolução apresentada pelo deputado José Sarney Filho (MA), prorrogando o mandato da atual direção, comandada pelo deputado José Luiz Penna (SP), por mais um ano. A decisão foi um soco no estômago do grupo liderado por Marina Silva, que desde que aderiu ao PV, no final de 2009, nutria a ilusão de "reformá-lo por dentro". Na reunião da semana passada, a proposta do deputado maranhense foi apresentada logo em seguida a uma longa explanação do deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), vice-presidente da legenda. Integrante do grupo de Marina, Sirkis propunha uma detalhada agenda de atividades para o partido e levava em conta que seria mantido para este ano o calendário que determinava a realização de uma convenção para a renovação da direção partidária. Penna, presidente do partido já há doze anos, articulou-se primeiro e surpreendeu seus adversários internos. A ex-senadora – que reagiu com indignação à proposta – ainda teve que passar pelo constrangimento de ouvir uma indesejável comparação com o ex-futebolista Ronaldo: "a era dos fenômenos acabou", afirmou um dos defensores de Penna, ao lembrar que o sucesso eleitoral de Marina não tinha resultado no crescimento da bancada verde na Câmara.

Governo federal corta mais meio bilhão

Depois do tsunami de fevereiro (R$ 50 bilhões), esse corte é só mais um tremorzinho.

Da Reuters.
Governo amplia corte no Orçamento em R$577 milhões
O governo federal anunciou nesta segunda-feira um corte adicional de 577 milhões de reais no Orçamento de 2011, o que eleva o valor do contingenciamento para 50,7 bilhões de reais. "O novo ajuste foi resultado de alterações em parâmetros macroeconômicos, comportamento da arrecadação no mês de fevereiro e previsão de reajuste da tabela do Imposto de Renda em 4,5 por cento", informou o Ministério do Planejamento em um comunicado.

Pelo fim das usinas nucleares

Não estamos preparados para a energia nuclear. Se é que estaremos algum dia. As consequências de possíveis acidentes não compensam o risco. As nações não investem em energia nuclear por necessidade social, para por necessidade do capital. A questão do desenvolvimento não é o crescimento contínuo da produção de riquezas, mas sua distribuição justa e igualitária.

Da Agência Carta Maior.
Organizações sociais exigem fim das usinas nucleares
Diante da gravidade da situação no Japão, 30 organizações sociais de países como México, Argentina, Peru, Guatemala, Chile, Canadá e Espanha, entre outros, se manifestaram nesta semana contra o uso deste tipo energia. Em carta aberta, os ativistas pedem que as usinas nucleares sejam desfeitas e que se busquem verdadeiras soluções para os povos. "Chernobyl e Fukushima são alertas que devem obrigar aos governos a que deixem de insistir em seguir promovendo estes projetos. A energia nuclear para provisionamento de energia e mais ainda com fins bélicos, deve parar", enfatizam.

Trabalho em frigoríficos

Filme do Repórter Brasil mostra outro lado da produção de carne.

Ciro Monteiro canta e conta uma história da MPB

Uma pérola. A história contada pelo bonachão Ciro revela o gênio de Chico Buarque, que lembra Noel Rosa.

Ilmo. Sr. Ciro Monteiro ou
Receita pra virar casaca de neném

Chico Buarque/1969

Amigo Ciro
Muito te admiro
O meu chapéu te tiro
Muito humildemente
Minha petiz
Agradece a camisa
Que lhe deste à guisa
De gentil presente
Mas caro nego
Um pano rubro-negro
É presente de grego
Não de um bom irmão
Nós separados
Nas arquibancadas
Temos sido tão chegados
Na desolação

Amigo velho
Amei o teu conselho
Amei o teu vermelho
Que é de tanto ardor
Mas quis o verde
Que te quero verde
É bom pra quem vai ter
De ser bom sofredor
Pintei de branco o teu preto
Ficando completo
O jogo de cor
Virei-lhe o listrado do peito
E nasceu desse jeito
Uma outra tricolor

sábado, 19 de março de 2011

Reza pro Lacerda

Do blog Praça Livre BH.

Manifesto Macumba
Por Luther Blissett
"Márcio Lacerda, prefeito da capital
Queremos lhe mostrar o carnaval.
Veja esta cidade feliz
Do jeito que você não quis.
Lacerda vamos lhe pedir em forma de reza
Um mantra, macumba pra ver se pega..."

Trecho do texto foi lido em coro na porta da Prefeitura de Belo Horizonte no sábado de carnaval.

O que Obama veio fazer no Brasil?


O presidente Obama está mais para Collor do que para Lula. Em Brasília falou frases vazias, como esta, abaixo. Como se o Brasil fosse um país que vai à guerra, mundo afora, feito os EUA. Como se Brasília tivesse sido inaugurada ontem. Como se a independência fosse coisa do século XXI. Ridículo. Se não foi para anunciar apoio americano para entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Obama veio aqui pra quê? Pra negociar a instalação de bases militares?


Da Agência Brasil.
Dilma e Obama trocam elogios e citam JK e Martin Luther King
Renata Giraldi e Danilo Macedo
Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff trocaram hoje (19/3/11) elogios, citando líderes que se tornaram referências. Obama mencionou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, que ele disse representar o "nascimento de um novo dia". Dilma retribuiu mencionando o ativista político norte-americano Martin Luther King, um dos principais defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Antes do almoço no Palácio Itamaraty, durante o brinde, Obama citou frases de JK. "Que esse novo dia do Brasil possa dar aos brasileiros a luz do progresso e da paz." Segundo o presidente, os Estados Unidos veem "com bons olhos" a independência e o crescimento do Brasil e querem cooperar com esse processo de desenvolvimento.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O terremoto e a charge

Matéria do Comunique-se diz que esta charge indignou leitores da Folha. Eu gostei. O que me me chamou atenção foi a idade do desenhista, Montanaro: 14 anos!

Verdades sobre o carnaval


De vez em quando aparece um jornalista falando a verdade na televisão e vira até campeão de audiência na internet, porque isso não é comum. Vale para a Paraíba da bela Sheherazade, Minas Gerais e todo o país. A moça foi contratada pelo SBT. Será que vai continuar falando verdades em rede nacional? Ou vai cair no discurso moralista da classe média e dos jornalistas sensacionalistas comprometidos com o capital?

quinta-feira, 17 de março de 2011

Música do dia


Surpreendente delicadeza da MPB descoberta zapenavegando. Gostaria de tê-la feito. Quem é Simone Guimarães? "É tanto música em ti que tudo canta." Como é que nenhum poeta tinha escrito isso antes?

Para PM goiana, jornalista é inimigo

Assim como no Rio, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Minas, provavelmente em todos os estados, a PM de Goiás está envolvida com o crime. É a polícia da ditadura, que persiste e precisa ser reformada para se tornar a polícia da democracia.

Do Comunique-se.
Campanha virtual faz menção à Rotam contra jornal de Goiás
Da Redação
A insatisfação dos policiais da Rotam com a cobertura do diário goiano O Popular, que chegou a denunciar grupos de extermínios dentro da PM, voltou a ser notícia. Dessa vez, um folheto virtual com os dizeres "PM de Goiás - O inimigo agora é a imprensa" foi enviado nesta quarta-feira (16/3)
para diversas contas de e-mail e usuários do Orkut. A campanha por internet coloca a imprensa e militares em lados opostos novamente. O primeiro embate ocorreu há cerca de duas semanas, quando 19 policiais foram presos devido ao desaparecimento de 29 pessoas na região goiana. Como resposta às publicações, 8 carros da Rotam rodearam, em momentos distintos do dia, a sede do jornal O Popular com as luzes e sirene acessas.

UFMG debate juventude e cidade

Do blog Praça Livre BH.
Convite
O Observatório da Juventude da FAE-UFMG convida todos os movimentos, coletivos, grupos culturais etc. para participar da construção de um evento que irá debater juventude e cidade. Pensamos em colocar lado a lado o máximo possível de expressões culturais e de contestação social dos "jovens" de BH nesse debate. O "caldeirão" que esta cidade virou nos últimos tempos – de expressões culturais, de manifestações, de contestações e fundamentalmente de participação na cena pública – compõe um interessante cenário para um bom debate! O evento irá acontecer no dia 8 de abril à noite no Centro Cultural da UFMG.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A noite em que o Galo cantou sem parar

Tem coisa que só o Atlético faz.

Itaú-Unibanco não encerra conta salário e seis anos depois cobra 'dívida' da cliente

Atenção correntista do Unibanco: a fusão pode lhe trazer prejuízos que você nem imagina.

Do blog Histórias do cotidiano.
Caso Itaú - Consumidor sofre
Hoje pela manhã me ligou uma moça de telemarketing:
- Bom dia senhora Isadora, entro em contato porque o Itaú está oferecendo um parcelamento para a sua dívida.
- Como é? Eu não tenho nada com o Banco Itaú.
- A senhora tem uma conta corrente.
- Não tenho.
- Tem. A senhora tinha uma conta no Unibanco.
- Eu tive uma conta-salário no Unibanco em 2005 que foi extinta.
- Não foi, senhora, e agora há uma dívida de R$371.
- Eu não tenho conta no Itaú e muito menos uma dívida com o Itaú. Com quem eu converso para resolver isso?
- A senhora tem que se dirigir a uma agência.
- Qualquer agência?
- Sim, senhora.

Fui à agência próxima da minha casa. A primeira gerente não podia resolver o caso e me passou para a segunda gerente.
- Como a sua conta de origem não é nesta agência, não tem como eu resolver o caso. Você tem que ir na agência da rua Espírito Santo e conversar com o gerente de lá.

Peguei o táxi e fui.
A gerente me atendeu e confirmou que a minha conta-salário não foi encerrada à época e que, caso o extrato aponte apenas taxas, ela pode fazer o estorno e cancelar a conta.
- Quanto tempo leva para chegar esse extrato?
- Pelo menos 10 dias.
Enquanto ela falava, fui escrevendo o relato. Quando ela terminou, pedi que desse um visto no relato.
- Não posso assinar.
- Quem pode?
- Ninguém.
- Você pode me dar um comprovante de que eu estive aqui para tentar resolver a situação?
- Não.
- Você pode me dar uma cópia da solicitação deste extrato?
- Não.
- Como eu vou ter garantia de que o me diz é verdade?
- É o procedimento do banco.
- Mas você pode me dar alguma coisa concreta?
- Não.

A novela continua...

Belo Horizonte se move

Do blog Praça Livre BH.
23 de março: Audiência Pública sobre as políticas culturais da PBH
Por Luther Blissett
O Movimento Nova Cena e o Vereador Arnaldo Godoy convidam artistas, agentes culturais e cidadãos interessados, a participar da Audiência Pública que discutirá a relação da atual administração municipal com a Cultura. Profissionais da Cultura, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura realizarão um debate a partir dos tópicos:
- diretrizes da atual administração para a Cultura da capital mineira;
A íntegra.

O terremoto no Japão e a internet

Impressionante como a comunicação eletrônica não foi interrompida pelo terremoto.

Do Comunique-se.
Terremoto no Japão. Como os japoneses usam as redes sociais em meio à tragédia?
Izabela Vasconcelos e Renan Justi
Pedir ajuda e dar alertas. Essas são as principais utilidades do Twitter neste momento no Japão, país atingido pelo terremoto que já causou mais de 300 mortes na costa nordeste, nesta sexta-feira (11/3). Os internautas japoneses espalham informações sobre pessoas presas em edifícios à espera de resgate, outros dão conselhos de como agir durante terremotos e tsunamis, para garantir a segurança. Já no Facebook, os internautas falam dos momentos de tensão que estão vivendo, outros publicam vídeos no YouTube que mostram os tremores. A palavra 津波 (tsunami em japonês) aparece diversas vezes nas mensagens dos japoneses no microblog. Veja alguns relatos:
Pedidos de ajuda:
@Karuhadawa RT @ Sim_I_Are : @ The_Bawdies Rtry Minha mãe e o diretor da instituição de crianças portadoras de deficiência, juntamente com uma dúzia de filhos que ainda estão no terceiro andar do Centro Comunitário. Se possível resgate do ar ...
@Aberandon RT @ Atsushi1992 : Pai .... Ajuda-me .... RT @ Kairindian : @ Bosai_Kesennuma Várias pessoas foram deixadas para trás no terceiro andar da clínica ortopédica Shida. Por favor, ajudem! Eu sou um amigo da família!
A íntegra.

Assim funciona a 'grande' imprensa

A imprensa "democrática" do capital, não discute: demite.

Do Comunique-se.
Rede TV! demite 22 jornalistas do portal, após equipe questionar gerência
Anderson Scardoelli
O portal da Rede TV! demitiu na tarde desta quinta-feira (10/3) 22 dos 23 jornalistas que pertenciam à equipe do canal online da emissora. O único profissional que não foi dispensado está de férias e voltará a trabalhar, ou também sairá da empresa, na semana que vem. Entre a equipe que foi demitida, existe a informação que a direção preferiu tirar do seu quadro de funcionários as pessoas que questionaram o modo de trabalho da gerência do redetv.com.br. Conforme notícia publicada pelo saite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJ-SP), e confirmada por fontes que estavam trabalhando no saite da emissora, a demissão do grupo formado por 22 jornalistas aconteceu em decorrência de uma carta que a equipe enviou para a direção da empresa, expondo problemas de gestão. "Desde que o portal existe, mais de 50 pessoas não aguentaram esse problema com a gerência, que é a mesma desde que o saite foi criado, e pediram demissão. Nos reunimos e expusemos tudo o que estava acontecendo, até questão de assédio moral e racismo", disse um dos jornalistas que foi demitido ontem.
A íntegra.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Solidariedade aos moradores do Aglomerado da Serra

Do blog Praça Livre BH.
A Praia sobe o Morro
Por Luther Blissett
Amanhã, 12 de março, a Praia da Estação muda de endereço. A partir das 10h nos banharemos na Praça do Cardoso, localizada no Aglomerado da Serra. A manifestação ocorre em solideriedade aos moradores da Serra. Teremos a participação da bateria da Escola de Samba Cidade Jardim e dos Blocos de Rua do Carnaval de BH fazendo um lindo carnaval para a população da Serra! Paz e Justiça! Venha com seu traje de banho ou fantasiado! A Praia abraça a Serra!!!
Praça do Cardoso, Aglomerado da Serra, Ponto final do 4107.

Patrus: mais um cronista

O ex-ministro Patrus Ananias é novo articulista da revista Encontro, distribuída gratuitamente nos endereços da zona sul de Belo Horizonte. A julgar pelo artigo de estreia, "BH: cenário e personagem", a atividade não vai enriquecer seu currículo. No primeiro período, ele comete um erro de redação, mais adiante grafa "belorizontino", ignorância inadmissível para um ex-prefeito da cidade. Tudo seria relevado se o artigo fosse bom, mas, como cronista, Patrus é mais um, diferentemente do que foi como prefeito e ministro. Ao deixar a política de lado para falar de literatura, o ex-candidato a vice-governador produziu um texto que mais parece folder da Belotur, assinado por ele, escrito por algum assessor.

No Japão, 300 mortos, no Brasil, 213

O maior terremoto da história do Japão, o sétimo maior no mundo, que a imprensa noticia com alarde, provocou 300 mortes. Nas rodovias brasileiras, durante o carnaval, morreram 213 pessoas, de acordo com balanço da Polícia Rodoviária Federal. São 48% mais do que em 2010, quando morreram 143. Houve também mais acidentes – 4.165 (3.233, em 2010) e mais feridos – 2.441 (1.912, em 2010). Tragédia? Acidentes? Não, são mortos, feridos e acidentes previsíveis. Põem-se armas cada vez mais poderosas em quantidade cada vez maior nas mãos de pessoas despreradas para usá-las, o resultado só poderia ser esse. Num país civilizado, os crimes no trânsito levariam muitos para a cadeia, e não só os motoristas ignorantes, mas o presidente da República e os secretários de transportes, e ainda ministros, governadores e prefeitos, fabricantes de veículos, proprietários de revendedoras, publicitários e concessionários de emissoras de rádio e tevê. Todos são responsáveis pelos acidentes no trânsito. A opção dos governos pelo transporte rodoviário, as péssimas condições das estradas, o incentivo e as facilidades para se comprar e dirigir carros são as causas desses números que não merecem destaque no noticiário. 213 mortos! 2.441 feridos! Isso é balanço de guerra, que se faz a cada feriado, a cada fim de semana. As polícias rodoviárias, incapazes de fiscalizar e de prevenir acidentes, inclusive por falta de pessoal e equipamentos, se limitam a divulgar estatísticas, que as emissoras e os jornais divulgam burocraticamente.

sexta-feira, 4 de março de 2011

As migalhas dos ricos

Diante da crise internacional e do "mau exemplo" brasileiro, até o FMI está mudando. É claro que distribuição de renda e aumento do poder de compra dos trabalhadores é bom para o capital, mas o capital não se preocupa com isso. "O meu, mais, imediatamente", este é o lema do capitalismo.

O Bolsa Família é um ótimo exemplo para o mundo
A receita para o crescimento da economia passa também por ações de combate a pobreza. A avaliação foi feita pelo diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, após ter sido recebido em audiência pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também participou da conversa. Numa entrevista, Strauss-Kahn explicou que o FMI passa por processo de reformulação que fará o organismo internacional ser bem diferente daquela entidade do século 20, que ditava regras aos países emergentes.
A íntegra.

A competência capitalista do governo Lula

Em plena crise internacional! Isso porque não seguiu a política ortodoxa de corte de despesas receitada pelos demotucanos (fiéis seguidores do FMI). No capitalismo, o capital ganha sempre e os trabalhadores perdem sempre, seja no crescimento, seja na crise. A diferença é que no crescimento, os trabalhadores perdem mais, porque param de cair migalhas da mesa dos ricos.

Do Blog do Planalto.
PIB brasileiro tem crescimento de 7,5%
A economia brasileira fechou o ano de 2010 com crescimento de 7,5%, registrando Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,675 trilhões, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (3/3). Essa foi a maior alta registrada nos últimos 25 anos e demonstra que o Brasil superou os efeitos da crise financeira internacional. Segundo o IBGE, a variação de 7,5% é resultado do crescimento de 6,7% no valor adicionado e 12,5% nos impostos. Nessa comparação, a agropecuária (6,5%), a indústria (10,1%) e os serviços (5,4%) cresceram. O Instituto apontou, ainda, que entre 2001 e 2010, o crescimento anual médio foi de 3,6%, acima do registrado na década anterior – entre 1991 e 2000 –, quando o PIB a preços de mercado cresceu, em média, 2,6%.
A íntegra.

Governo Lula X meio ambiente

Quando Lula lançou a Carta ao povo brasileiro, estava escolhendo ser um líder capitalista. Era o preço a ser pago para: 1) chegar ao poder; 2) fazer a favor dos mais pobres, como os presidentes brasileiros jamais fizeram, exceto Getúlio. Agir como líder capitalista significa manter a máquina do Estado a serviço do capital, acima de tudo – banqueiros, industriais, empreiteiros etc. tiveram dinheiro farto para que não chiassem, não tachassem Lula de comunista e coisas piores. E ainda tinha de ser um governante capitalista competente, o que demonstrou na crise internacional. Continuará assim no governo Dilma. Entre o meio ambiente e o lucro, os dirigentes capitalistas ficam com o lucro. Não há saída para o desastre ambiental no capitalismo, porque é este que provoca aquele.

Do Repórter Brasil.
Política socioambiental do BNDES é criticada em novo estudo
Ainda que tenha avançado com critérios específicos para o setor da pecuária e de combate ao trabalho escravo, a política socioambiental do BNDES é vacilante, como indicam casos relatados pela Repórter Brasil em relatório sobre o tema Por Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis Maior instituição de fomento da América Latina e uma das maiores do mundo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vem registrando seguidos recordes de desembolso nos últimos anos, beneficiando principalmente indústrias, projetos agropecuários e obras de infra-estrutura em setores considerados prioritários pelo governo federal. Em 2010, o banco liberou R$ 168,4 bilhões, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. A pujança vista nos desembolsos, porém, não se repete na área de sustentabilidade do banco, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA) da ONG Repórter Brasil. Em que pese o recente fortalecimento de seu departamento socioambiental, as políticas de salvaguarda ainda carecem de transparência e foco. Ao financiar grandes projetos de infra-estrutura na Amazônia e empreendimentos sucroalcooleiros no Centro-Sul, o banco vem sendo criticado por organizações civis e é alvo também de uma série de ações movidas pelo Ministério Público (MP).
A íntegra.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Wikileaks: Lula e os EUA

Nenhuma surpresa. Lula foi ótimo presidente para o capital.

Do blog Escrevinhador.
Diplomatas dos EUA transitavam facilmente pelo governo Lula
publicada quinta-feira, 3/3/2011 às 15:58 e atualizada quinta-feira, 3/3/2011 às 15:58
por Juliana Sada
Os últimos documentos revelados pelo Wikileaks mostram a facilidade com a qual os membros das embaixadas americanas têm acesso aos membros do governo, líderes de partidos e importantes figuras do meio empresarial e político. Os telegramas mostram que dois importantes membros do governo Lula estabeleceram uma estreita relação com a embaixada dos EUA e se declararam dispostos a manter um canal de diálogo aberto. São Hélio Costa, que era Ministro da Comunicação, e Gilberto de Carvalho, então chefe do gabinete pessoal do presidente Lula e atual secretário-chefe da Presidência. Telegrama confidencial datado de primeiro de novembro de 2006, logo após a reeleição de Lula, relata um encontro de Gilberto de Carvalho com o embaixador americano Clifford Sobel e o conselheiro político da embaixada. Carvalho afirmou que, no segundo mandato, Lula iria investir em "relações de qualidade com os tradicionais parceiros" e que para o Brasil crescer seria necessário envolver-se mais intensamente com os Estados Unidos. Apesar da boa notícia, Sobel questionou as críticas que os EUA teriam recebido por funcionários do alto escalão do governo. Carvalho prontamente tranquilizou o embaixador e pediu sua compreensão caso "a retórica durante a campanha tenha ocasionalmente parecido crítica aos Estados Unidos".
A íntegra.

A história das coisas


Convém ver este vídeo todos os dias. Cada vez me impressiona mais a quantidade de lixo que produzimos.

Continua o passaralho

Como o Uol e o Estadão, a Abril também demite. Em Belo Horizonte, uma boa notícia: a combativa Eneida Costa é candidata a presidente do Sindicato dos Jornalistas. Minha sugestão a ela: criar um jornal de jornalistas colaborativo na internet.


Do Comunique-se.
Abril demite 32 jornalistas e extingue duas redações
Izabela Vasconcelos
A Editora Abril demitiu 32 jornalistas nesta terça-feira (1/3), extinguindo as redações das revistas Aventuras na História e Vida Simples. A decisão foi comunicada oficialmente nesta quarta-feira (2/3), em reunião com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Os jornalistas demitidos faziam parte da Unidade de Negócios 1, que apresentou queda nos resultados desde o segundo semestre de 2010. Segundo a empresa, os números negativos motivaram as demissões.
A íntegra.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Manifestação contra a administração Lacerda em BH

Apesar da farta publicidade, o prefeito Lacerda não é popular.

Do blog Praça Livre BH
Amanhã, às 10h30, na frente da PBH, grande ato contra a administração de Márcio Lacerda

Por Luther Blissett

terça-feira, 1 de março de 2011

Brasil tem poucos médicos

Artigo interessante do ex-ministro da Saúde do governo Collor.

Da Carta Capital.
Desigualdade na escassez
Por Adib Jatene
Dados do Conselho Federal de Medicina mostram que possuímos no País 340 mil médicos, o que para uma população de 190 milhões representa 1,78 médicos para cada mil habitantes, número insuficiente quando comparado com os 2,6 nos Estados Unidos, 3 na Argentina, 3,2 na Europa Ocidental, 3,8 em Portugal e 6,6 por mil habitantes em Cuba. A necessidade de apenas um por mil habitantes é anterior aos anos 60, quando dois terços da população viviam no campo. A conclusão é que faltam médicos, deixando largas parcelas da população de baixa renda com acesso limitado a esse profissional. Essa deficiência é agravada pela distribuição dos médicos no território nacional. Mais da metade encontra-se nas capitais, enquanto nessas cidades vive apenas 20% da população. Isso pode levar à conclusão de que, nas capitais, o número de médicos é suficiente.

Fernanda Takai desafina

Se fosse um disco talvez algum crítico dissesse que ela trocou a criatividade pelo dinheiro fácil. De fato, a propaganda da prefeitura de Belo Horizonte veiculada pela tevê não é o melhor desempenho de Fernanda Takai. Considerando-se o notório desprezo do prefeito pela cultura e os protestos frequentes dos artistas da cidade, a cantora do Pato Fu destoa dos seus pares. A propaganda também não esclarece se os filhos de Fernanda Takai estudam numa das escolas públicas municipais que ela tanto elogia. Só explica por que Márcio Lacerda – o prefeito que não mora na cidade que administra – está gastando oito vezes mais em publicidade em 2011.

Rumo à recessão?

É dinheiro pra caramba. Vão sobrar mais vagas nos aviões. Concursos públicos também não vão sair.

Do Blog do Planalto.
Governo dá detalhes da redução de R$ 50,1 bilhões do Orçamento
Os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) concederam entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (28/2) para detalhamento dos R$ 50,1 bilhões a serem contingenciados do orçamento da União 2011. Serão reduzidos R$ 18 bilhões na rubrica investimento e R$ 32 bilhões em custeio. Os ministros informaram também que na edição desta terça-feira (1º/3) do Diário Oficial da União serão publicados decretos da presidenta Dilma Rousseff, por exemplo, com decisão sobre redução de despesas com passagens e diárias de servidores no volume de até 50% do gasto previsto para este ano. Numa outra frente, conforme havia sido informado no início deste mês, quando o governo anunciou o volume a ser contingenciado, os ministros disseram que no esforço de redução de despesa estarão suspensas novas contratações de servidores, ao mesmo tempo em que se buscará uma auditoria na folha de pagamento com apoio de especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O esforço de ajuste do orçamento, segundo informaram, atinge em maior escala os Ministérios das Cidades, da Defesa, do Turismo e do Esporte.
A íntegra.

Direito de resposta de Brizola na Globo foi a maior saia justa de Cid Moreira

No centro desse conflito também o direito de transmissão – naquele caso, do carnaval carioca; agora é o conflito com o Clube dos 13 para transmissão de jogos do campeonato brasileiro.



Do Comunique-se.
"Uma saia justa danada", relembra Cid Moreira sobre o direito de resposta de Brizola no JN
Izabela Vasconcelos
O locutor Cid Moreira contou uma das saias justas que passou nos 27 anos em que apresentou o "Jornal Nacional", da TV Globo. A maior delas foi a leitura do direito de resposta de Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro, em 1994.
A íntegra.

O atropelamento em massa de ciclistas em Porto Alegre


É o acontecimento mais bizarro dos últimos dias, mas não me causou perplexidade. A manifestação dos ciclistas é mais séria do que se pensa: contesta valores dominantes na sociedade, na qual tudo é feito para o carro. A indústria automobilística é o maior anunciante, os maiores volumes de recursos públicos são gastos em obras viárias (não para transportes coletivos, mas para o transporte individual), motoristas são levados a pensar que carro é status e poder. Nessas condições, é menos louco do que pode parecer um sujeito que joga sua "máquina possante" contra ciclistas – ou contra pedestres, como acontece com mais frequência. A impunidade é certa, porque no Brasil só pobres são punidos, mas também porque carro é uma arma livre para matar. Motoristas estúpidos que se transformam em homicidas, como esse funcionário do Banco Central, há muitos nas ruas. O noticiário não informa se ele teve ao menos sua carteira apreendida.

Troféu cara de pau: Globo diz que jogo às 22h é 'interesse do público'

É o que se deduz do comunicado em que a maior rede de televisão do país desiste de negociar a transmissão dos jogos do campeonato brasileiro de futebol com o Clube dos 13. Nessa briga não tem mocinho, mas a Globo, como é do seu costume, deturpa os fatos: ela detinha os direitos exclusivos de transmissão dos jogos, pelos quais pagava, obviamente, mas ganhava muito mais, certamente. Uma cláusula contratual garantia que ela pudesse cobrir propostas de outras emissoras – pelo mesmo valor, tinha preferência. Dona dos jogos, obrigava que eles se enquadrassem na sua grade de programação, isto é, depois da novela das oito, que agora é das nove. Por isso os jogos são às 22h. Interesse do torcedor? Sair do estádio à meia-noite, chegar em casa uma hora da manhã ou mais e levantar cedo no dia seguinte pra trabalhar... Até para quem está em casa esse horário é ruim, porque, além de terminar muito tarde, os torcedores, que agora veem os jogos nos bares, saem, bêbados, tocando buzina e fazendo barulho quando as pessoas estão dormindo. Não é à toa que cervejarias são os maiores patrocinadores do futebol e o treinador da seleção faz propaganda imoral de bebida alcoólica. E a Globo vem dizer que não vai fazer acordo com o Clube dos 13 em respeito ao público. Na verdade é porque o clube reajustou em 100% o valor do contrato, exige que os jogos sejam às 21h e a cláusula da preferência foi derrubada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O episódio é emblemático da decadência da Globo.

Do Comunique-se.
"As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros. Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor."
A íntegra.