sexta-feira, 8 de abril de 2011

Avião da Dilma levou carona

Notícia interessante. Bom repórter é aquele que descobre o que outros não ficaram sabendo. Outra coisa é a relevância, outra coisa é a manipulação da informação na edição ("põe em xeque a segurança", "infiltrou", "crise"). Neste caso, a nota do governo não desmente. Considerando que já se passou mais de um mês, pode também ter sido dada de mão beijada para o repórter, o que indica conflitos no núcleo do governo.

Piloto de Dilma infiltra amiga em avião presidencial e põe em xeque segurança
Leandro Colon, de O Estado de S. Paulo
O comandante do avião da Presidência da República, coronel Geraldo Corrêa de Lyra Júnior, infiltrou uma amiga nos voos de ida e volta que levaram Dilma Rousseff para descansar em Natal (RN) no carnaval. O episódio abriu uma crise no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança da presidente. O coronel botou no avião presidencial a professora de educação física Amanda Correa Patriarca, irmã de Angélica Patriarca, comissária da mesma aeronave. Ao Estado, Amanda disse que o coronel ajudou a colocá-la no avião de última hora porque ele é "amigo" de sua família. Ela afirmou que a presidente Dilma Rousseff não sabia de sua presença. Todos viajaram a Natal e ficaram na cidade a passeio entre 4 e 8 de março.
A íntegra.

Nota à imprensa
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República esclarece que não houve quebra nas normas de segurança do avião presidencial, conforme veiculado hoje na imprensa, e informa que: 1. Todos os passageiros do vôo em questão foram previamente identificados e submetidos aos procedimentos usuais de segurança. 2. Houve um equívoco no processo de autorização de viagem da passageira em questão, que não fazia parte da comitiva da Presidenta da República. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação Social do GSIPR.
(Do Blog do Planalto.)