domingo, 30 de maio de 2010

Último post

Este jornalaico encerra suas atividades ao completar 1.000 visitas, tendo cumprido sua experiência, especialmente nos dois últimos meses. Nasceu como curiosidade no dia 17 de setembro de 2009, com um post intitulado “Jornalismo agora é uma atitude”, ao qual teria hoje o que acrescentar, mas não o que mudar. A contagem de visitas só começou na segunda quinzena de abril. O pequeno número de comentários comparado ao número de visitas (relativamente alto, na minha expectativa, para um blog individual que não tem divulgação), confirma minhas suposições. (Infelizmente, o visitante nº 1.000 não atendeu meu apelo de escrever um comentário.)
Acho estranho o blogueiro que dialoga com seus leitores, porque assume uma posição pública e de exposição num ambiente quase particular. Um blog é como a casa da gente, o blogueiro imagina que fantasmas passam ali, invisíveis; um contador de visitas é como um detector de fantasmas, um comentário é como uma psicografia, e dirigir a palavra ao leitor é como falar com fantasmas. Enfim, é uma novidade no comportamento humano entre tantas que a internet nos proporciona – talvez o avanço tecnológico esteja mesmo nos aproximando dos espíritos.
Não posso, porém, deixar de me despedir dos leitores e de lhes prestar satisfações. Aos frequentadores habituais, talvez limitados aos que me distinguiram como seguidores, ou parte deles. Ao leitor desconhecido, uma vez que a internet é um mar e um blog é uma garrafa com mensagens lançada nele, com a diferença que, achada por um, continuará a flutuar na água, sabe-se lá até quando
...