domingo, 15 de agosto de 2010

Estudantes protestam e são agredidos. Mais 4 anos disso?

"Dia do Estudante: o que temos para comemorar?

Dia 11 de agosto de 2010, comício de Aécio e Anastasia, candidatos a senador e governador de Minas, em Teófilo Otoni, 10 estudantes são agredidos fisicamente e moralmente na Praça Tiradentes em manifestação pacífica.


Após 8 anos de governo Aécio em Minas, os estudantes não têm o que agradecer ao governador. As escolas públicas se encontram sucateadas, falta estrutura para receber os estudantes, a universidade pública do estado (UEMG) é paga, o ensino médio está cada vez mais em decadência, faltam professores, não há o pagamento do piso salarial federal – lei sancionada pelo presidente Lula. Esses são alguns pontos que demonstram como o governo Aécio não avançou em nada no campo da educação.

Apesar de vivermos num país democrático, não desfrutamos de democracia plena em Minas Gerais. Todas as pessoas contrárias as arbitrariedades do governo são perseguidas e são cerceadas delas o direito de reivindicarem melhorias para a população.

Durante visita de Aécio Neves e Anastasia, ambos candidatos pelo PSDB em Minas, 10 estudantes foram violentamente agredidos por pessoas ligadas à coordenação da sua campanha e por funcionários contratados para hastear suas bandeiras. Os estudantes estavam com cartazes expressando sua indignação com esse governo, pedindo o pagamento do piso salarial do magistério, educação de qualidade, mais verbas para a educação pública etc. Em nenhum momento desrespeitaram esse comício, apenas levantaram os cartazes e, ameaçados pela coordenação do Anastasia, insistiram em continuar o ato e afirmar o direito da liberdade de expressão e de manifestação.
Essa atitude mostrou a cara do governo Aécio/Anastasia, sua face de autoritarismo combinado com violência, sua face de criminalizar os movimentos sociais, de manipulação por meio da mídia, visto que nenhum meio de comunicação que estava no local aceitou publicar algo sobre o ato dos estudantes. Diante disso perguntamos a todos e todas estudantes: o que temos para comemorar nesse 11 de agosto, dia dos estudantes?

Assinam: Leonardo UFVJM, Gabriela UFVJM, Humberto UFVJM, Janaina UFVJM, Harkirene UNEC, Daniel UFVJM, Ângelo, Júnior UFVJM.
Divulguem em seus contatos as arbitrariedades desse governo tucano!"

Do Blog do Nilmário