segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Petrobrás patrocina o campeonato brasileiro? O que está acontecendo?

Nos jogos do campeonato brasileiro do fim de semana passado uma novidade, pelo menos para mim: uma placa de publicidade na altura do meio campo dizia: "Brasileirão 2010 Petrobras". Era a placa principal dos estádios, similar àquela que, nos jogos da Libertadores vem com o nome da competição e do banco Santander. Quando a Petrobrás faz publicidade no campeonato brasileiro de futebol tem alguma coisa errada – ou com o campeonato ou com a Petrobrás. Ou com ambos. A Petrobrás não precisa de publicidade em campo de futebol nem o campeonato brasileiro precisa de patrocínio da Petrobrás. Supõe-se que não faltam patrocinadores para o "brasileirão"; certamente há milhares de eventos e organizações que precisam mais da verba publicitária da estatal do petróleo do que o campeonato brasileiro e a CBF. O encontro da Petrobrás com a CBF é indício de falcatrua ou desperdício de dinheiro público, que poderia ser empregado em patrocínio de mais artistas como o Grupo Galpão e os do projeto deste vídeo.