Escola pública em tempo integral é uma necessidade social: a mãe que deixa o filho na escola trabalha tranquila e produz mais. Simples. Como em qualquer área, a diferença de um projeto está na qualidade. Neste caso, qualidade significa mais do que tempo integral. A família e a educação familiar estão em crise, as crianças se ressentem da atenção da mãe e da autoridade do pai, ausentes. É preciso que a escola ocupe um lugar que está ficando vazio, com prejuízo para a formação das crianças, que crescem carentes, sem limites e sem valores. A escola em tempo integral precisa de educadores, não bastam professores. Sendo o local onde a criança vai passar a maior parte do seu dia, tem que ter espaço, áreas verdes e boas instalações. Precisa oferecer ofícios, artes e esportes, além de refeições e assistência de médico, dentista e psicólogo. Acima de tudo, precisa de contar com os melhores educadores. Um novo modelo de escola pública em tempo integral de qualidade e para todas as crianças vai além de resolver um problema imediato das empresas e das mães trabalhadoras, faz parte de um projeto de nação.
Do Blog do Planalto.
Projeto de escolas em tempo integral será ampliado por Dilma O Brasil ganhou nos últimos oito anos 10 mil escolas em tempo integral e beneficiou 2,2 milhões de alunos, em um projeto que será ampliado e fortalecido no governo da presidenta eleita, Dilma Rousseff, salientou o presidente Lula nesta segunda-feira (29/11), na solenidade de premiação da etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", em Brasília (DF). "Nós fizemos um pouco e certamente a Dilma fará muito mais. E em todas essas escolas tem aula de música. Significa que daqui a pouco quem quiser ir a um grande concerto não terá mais que ir a Viena, vai a qualquer estado deste país e vai assistir ao que bem entender, porque a Dilma se comprometeu a fazer mais 32 mil escolas de tempo integral."
A íntegra.