terça-feira, 21 de abril de 2020

Ilha da Fantasia, 60

Já que estou no Poder360, vamos a essa outra pérola da imbecilidade jornalística. Grande parte do jornalismo é assim, e continua a sê-lo na internet: superficial e expressão de interesses das elites. Incapaz de ir às causas e aos interesses populares, gerais, de longo prazo. As informações são relevantes, mas o tratamento é o de sempre: escandaloso, sensacionalista, manipulador. E o motivo da matéria não é a importância do assunto, é só porque hoje Brasília completa 60 anos. De qualquer forma, é interessante, para quem for crítico. Conhecer esse FCDF é fundamental, mas entender o sistema de castas do DF é o principal. O problema não é Brasília, o problema é que o Brasil inteiro devia ser rico como BSB.


Brasileiros dão R$ 15 bilhões por ano para sustentar serviços de Brasília

O Distrito Federal não destina recursos vultosos à Polícia Militar, mas possui viaturas Toyota Corolla (cujo preço unitário ultrapassa R$ 100 mil) e os policiais com o maior salário inicial do Brasil. Qual é a mágica? Uma parte significativa de tudo isso é pago não com recursos distritais, mas com dinheiro da União.
Soma-se ao gasto arcado por Brasília parte do bilionário FCDF (Fundo Constitucional do Distrito Federal). A verba é em favor do poder público local, mas conta como despesa do governo federal. Por isso há dinheiro para os Corollas.
O FCDF está no texto constitucional – a lei que o regulamenta é de 2002.

[OBS: Por que a matéria não aproveita para discutir isso? O que a Constituição de 88 pretendeu fazer? Por que foi criado o FCDF? E por que ele foi regulamentado em 2002, tanto tempo depois? Que interesses prevaleceram? Os mesmos dos constituintes? Por que inúmeras outras matérias -- com a democratização da comunicação, por exemplo -- também previstas na Constituição nunca foram regulamentadas e essa foi? É isso que interessa. E mais: Brasília é um estado ou é o "distrito federal"? O que significa o Distrito Federal? Como é em outros países? Vamos comparar e sair da velha ladainha de condenar Brasília como a "ilha da fantasia", que de fato é, mas por outros motivos, mesmo porque a imprensa é uma das peças mais destacadas dessa fantasia, e os jornalistas estão entre os mais deslumbrados por ela, que mais contribuem para que ela exista e seu poder de castas se reproduza e aumente sem parar. O mais interessante é conhecer os salários iniciais na PM em todos os estados, que são absurdamente altos, mesmo nos estados que pagam pior (MG está no meio do caminho e o DF está no topo, porque a União banca). Os salários não são altos porque os soldados ganham muito (ao contrário, todos os soldados deveriam ganhar como os de Brasília; essa é a questão brasileira: todos deveríamos ganhar e viver como as casta de Brasília), mas porque os oficiais ganham muito, como todas as castas de elites dos serviços públicos brasileiros.]