domingo, 25 de outubro de 2009

Análise da rodada

De repente, todo mundo resolveu querer ser campeão. Menos o Palmeiras.
Se todo mundo quer ser campeão, o que vai decidir é o nível dos adversários. Analisando a rodada, vemos que todos os times que estavam abaixo do Palmeiras, querendo chegar à liderança ou ao G4 venceram, exceto o Goiás. As vitórias, porém, não foram todas iguais.
O Atlético venceu o Vitória, no Mineirão. Era um jogo em que a vitória era obrigatória.
O São Paulo venceu o Santos, na Vila Belmiro, empatando duas vezes, virando o placar outra, e ainda desempatando depois. E terminou sem Rogério Ceni, expluso injustamente (é verdade que depois que ele já tinha feito um gol de falta). Era um jogo em que a vitória não era obrigatória, clássico regional, fora de casa, mas era necessária para recuperar o moral do time.
O Internacional venceu o Grêmio, um clássico regional. A mesma situação do São Paulo, com a vantagem de ter jogado no seu campo.
O Flamengo venceu o Botafogo, outro clássico regional. Mesma situação do Inter.
O Cruzeiro venceu o Corinthinas fora de casa. O Corinthians não é mais nem sombra do time que foi até meados do ano, mas jogava no seu campo, tinha Ronaldo e ficou uns quinze minutos com um jogador a mais. O Cruzeiro voltou a jogar como jogava até perder a Libertadores.
Tanto São Paulo, como Inter e Flamengo estavam melhores do que Santos, Grêmio e Botafogo, mas clássicos regionais servem mesmo para reverter favoritismo. É bom lembrar que o Atlético também estava melhor do que o Cruzeiro e perdeu o clássico, há três rodadas. Tivesse ganhado, hoje seria líder, e o rival não teria chance de ser campeão. Aquele pode vir a ser o jogo decisivo do campeonato para o Atlético, e será duplamente frustrante perder o título (ou a vaga na Libertadores) para o rival por três pontos.
Por tudo isso, podemos ver que, embora esteja em segundo lugar e depender apenas de si mesmo para ser campeão (ganhando do Palmeiras e somando mais pontos que os demais candidatos ao título nas rodadas que faltam), o Atlético foi o time que, nesta rodada, venceu o jogo mais fácil.