quarta-feira, 13 de julho de 2011

O sucesso da agricultura familiar

Mais que se orgulhar, o Brasil precisa adotar a agricultura familiar, orgânica, que não destrói o meio ambiente, ao contrário da monocultura de exportação.

Do Blog do Planalto.
O Brasil deve se orgulhar da agricultura familiar
Ao discursar por ocasião do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012, a presidenta Dilma Rousseff disse que "o Brasil deve se orgulhar muito de seus agricultores familiares". Segundo ela, os pequenos proprietários rurais são importantes para alavancar a economia nacional. O Plano Safra -- lançado nesta terça-feira (12/7), em Francisco Beltrão, sudoeste do estado do Paraná -- coloca à disposição dos agricultores R$ 16 bilhões em linhas de crédito com taxa de juros reduzidas, além da Política de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar (PGPM-AF), com montante de R$ 300 milhões.
A íntegra.

Francisco Beltrão, o celeiro da agricultura familiar
Em cada município brasileiro há, em média, duas mil pequenas propriedades de agricultura familiar. Em Francisco Beltrão, situado no Sudoeste do Paraná, esse número chega a 19.588 chácaras ou sítios. São famílias que herdaram dos primeiros colonos da década de 1960 o gosto pelo trabalho na terra. Nelson Parizotto, 50 anos, é um dos muitos exemplos. Tinha cinco anos quando aportou nesta região, deixando a gaúcha Carazinho.