O dedo aponta a lua
O sábio olha a lua
O tolo olha o dedo
Vi curioso e impressionado o filme sobre Chico Xavier, nosso primo, segundo contava papai. Nunca fui a uma sessão espírita e o filme não me convenceu de nada, muito menos de que ele foi uma fraude. Por isso achei, digamos, superinteressante a carta seguinte, escrita para uma revista que tem pretensões científicas. Lendo as objeções da revista aos prodígios do médium, pensei em Ptolomeu, o grande astrônomo da Antiguidade, que supunha que o Sol girava em torno da Terra. Afinal, é isso que vemos todos os dias, o Sol nascer num extremo, cruzar o céu e se esconder do outro lado. Para confirmar a teoria, os cientistas da Idade Média lhe colocaram tantos penduricalhos e a complicaram tanto, que uma nova geração de cientistas, Copérnico entre eles, concluiu que tudo se explicaria mais facilmente invertendo as posições, colocando a Terra a girar em torno do Sol. E não é que eles estavam certos?
Carta de Richard Simonetti apontando diversos erros na matéria da Super Interessante sobre Chico Xavier.
Senhor Sérgio Gwercman,
Diretor de redação da revista Super Interessante.
Sou assinante dessa revista há muitos anos. Sempre a encarei como publicação séria, fonte de informações a oferecer subsídios para meu trabalho como escritor espírita, autor de 49 livros publicados.
Essa concepção caiu por terra ao ler, na edição de abril, infeliz reportagem sobre Francisco Cândido Xavier, pretensiosa e tendenciosa, objetivando, nas entrelinhas, denegrir e desvalorizar o trabalho do grande médium.
A íntegra:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/07/o-novo-jornalismo-e-chico-xavier/comment-page-1/#comment-1038298