domingo, 5 de dezembro de 2010

Final do Brasileirinho* 2010

1- Fluminense campeão brasileiro de 2010. Antes ele do que o Corinthians ou o Cruzeiro. Um campeão cujo craque é um jogador que pesa 100 kg seria ainda pior. O Cruzeiro, do pouco que vi, era o melhor time, mas estranhamente desiquilibrado e sem garra nos jogos decisivos. A bem da verdade, como aconteceu no ano passado e vem acontecendo há alguns anos, não teve este ano um time com pinta de campeão, daqueles que se impõem sobre os adversários.

2- O Fluminense é o pior time que já ganhou o campeonato brasileiro, pior até que o Flamengo, em 2009. Ano após ano o campeonato piora e o campeão é mais medíocre.

3- Por pouco o Flu não deixa escapar o título. Mesmo com a ajuda do árbitro Carlos Simon (que marcava para o Pó-de-arroz o que não marcava a favor do Bugre), mesmo com os jogadores do Guarani – rebaixado e desfalcado – batendo cabeça, foi muito difícil marcar um golzinho.

4- Atlético 4 x 3 Cruzeiro, pela 31ª rodada do returno, em Uberlândia, foi o jogo decisivo para as duas equipes: por 3 pontos o Galo não foi rebaixado, por 3 pontos o arquirrival não foi campeão.

5- O Corinthians deixou escapar o título ao empatar com o Vitória, outro rebaixado, na 36ª rodada.

6- Como é possível um campeão que não tem meias? O jogo do Flu passa da defesa direto para o ataque. Não tem armadores, que seguram a bola, que passam, que preparam jogadas, que pensam.

7- O melhor do Fluminense é sua torcida, assim como da maioria dos clubes. Mas até as torcidas vão perdendo seu brilho. Futebol é cada vez mais um espetáculo de televisão, sem torcedores nos estádios (na 32ª rodada, Flamengo 1 x 1 Corinthians, os clubes de maiores torcidas no país, teve público de 9.782 pagantes; a média de público deste ano, segundo o saite da CBF, é de 14 mil torcedores).

8- Mais uma vez, o melhor jogador do campeonato é estrangeiro. E o segundo melhor também: Conca e Montillo – as opiniões se dividem. Tem alguma coisa errada no futebol brasileiro.

9- A história mais bacana foi o sonho do Muricy com Telê, na noite que antecedeu o jogo do título. Telê estava feliz e Muricy deu-lhe um abraço como se estivesse vivo. Telê é a grande referência de Muricy e foi ídolo no Fluminense e no São Paulo, os dois clubes em que o treinador conseguiu seus quatro títulos brasileiros.

10- A torcida mais triste é a do Vitória, que viu seu time ser rebaixado em casa, na última rodada, incapaz de fazer um gol no Atlético GO. Ao mesmo tempo o arquirrival Bahia subiu para a série A.

11- A situação mais curiosa é a do Goiás, que foi rebaixado, mas está a um empate de ser campeção da Copa Sul-Americana. Em 2011 o clube goiano pode disputar paralelamente a série B e a Libertadores.

12- O América subiu para a série A e Minas terá 3 clubes no campeonato de 2011, menos apenas do que SP e Rio. A competição continuará contando com clubes de 9 estados: SP (4), RJ (4), MG (3), PR (2), SC (2), RS (2), GO (1), BA (1) e CE (1).

13- Caíram dois clubes de São Paulo e felizmente não subiu nenhum.

14- O Atlético teve a segunda pior defesa, juntamente com o Grêmio Prudente: levou 64 gols. O ataque foi melhor, o oitavo da competição: marcou 52 gols.

15- O pior treinador foi Vanderlei Luxemburgo, que quase levou o Flamengo ao rebaixamento e só não levou o Galo porque foi demitido. Se houvesse rebaixamento de treinadores, ele encabeçaria a lista.

16- O sistema de rebaixamento e ascensão de quatro clubes é ridículo. A começar pelo fato de os oito disputarem competições distintas. Como dizer que os quatro que sobem são melhores do que os quatro que caem? Um prêmio para o campeão da série B está certo. Que o vice-campeão também seja recompensado, vá lá, mas quatro clubes?

* Não dá para chamar de outra forma uma competição que tem clubes de apenas um terço das unidades da Federação. 20 clubes é um número que serve para os paisinhos europeus, não para o Brasil. Para ser Brasileirão, nosso campeonato tem que ter clubes dos 26 estados e do Distrito Federal, aproximadamente 40, disputado em turno único. A tevê pública deveria transmitir os jogos também (por exemplo, aqueles que os canais comerciais – leia-se Globo – não querem transmitir e cobram por fora até de assinantes). Futebol não é só interesse econômico do Sul Maravilha, é também integração nacional. A temporada poderia ser encerrada com uma Copa, disputada pelos 16 melhores times do campeonato, uma competição curta e cheia de emoções.