sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nosso Walt Disney

Maurício de Sousa é um fenômeno brasileiro equivalente a Walt Disney. Digo o óbvio. Quantas vezes mudou de editora? Sempre com sucesso, parece. Na última, Panini, criou a Turma da Mônica Jovem, em estilo mangá. Conquistou a garotada. Qualidade? Eu gostava das primeiras histórias, na década de 1970, quando a revista foi lançada pela Abril. Tinha enredos e criatividade. Depois passou a usar fórmulas das quais não gosto, um trabalho industrial, padronizado. Sem falar no merchandising, essa prática abominável de usar a imagem da Mônica para vender mais produtos de todos os tipos. Quanto a isso, meu modelo é Bill Watterson, que não vende a imagem do Calvin. Mas nosso Disney cresceu e conquistou o mundo. Impossível não admirar.

Do Blog do Planalto.
Turma da Mônica quer parceiros sul-americanos para alegrar crianças do Mercosul

Um projeto do governo brasileiro, lançado na manhã desta quinta-feira (16/12) em Foz do Iguaçu, vai integrar um milhão de crianças com idade entre 8 e 13 anos por meio de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. A revista, Turma da Mônica – Amizade Sem Fronteiras, será distribuída para os países que integram o Mercosul. O anúncio foi feito com a participação do desenhista Maurício de Sousa, autor das histórias da Turma da Mônica, e com os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Dulci (Secretaria Geral), além do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
A íntegra.