terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inglaterra prende fundador do Wikileaks

A retaliação é implacável. Funcionará a justiça britânica ou será corrompida pelos interesses do capital e dos governos reacionários?

Do Opera Mundi.
Assange tem pedido de fiança recusado e permanecerá detido até audiência
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, permanecerá em prisão preventiva até que seja marcada audiência de seu processo de extradição, em 14 de dezembro, como determinou nesta terça-feira (7/12) um tribunal do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico The Guardian, uma das alegações do juiz para rejeitar a fiança são "sérias acusações contra alguém com poucos laços no Reino Unido, portanto, com os recursos e a habilidade para fugir". Assange se apresentou à polícia britânica na manhã de hoje em cumprimento a uma ordem de prisão sueca por suposto estupro. O fundador do Wikileaks diz ser inocente e que a ordem de prisão do governo sueco é uma retaliação ao trabalho de divulgação de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos.
A íntegra.
Suécia manda detalhes do processo para Londres e pede extradição de Assange

A Justiça da Suécia enviou à Justiça do Reino Unido as quatro acusações de agressão sexual especificadas contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, nesta terça-feira (7/12), e pediu formalmente a extradição do jornalista.
A íntegra.