Do Diário do Centro do Mundo.
Como o DCM fez o G1 mudar sua política de comentários
Paulo Nogueira
Os editores da Globo ouviram o DCM. Foi estancada uma das maiores
fontes de aberrações no mundo digital brasileiro: os comentários do G1.
Isso aconteceu dias depois de termos dado algumas matérias sobre o tema.
Tinha me chamado a atenção, particularmente, um comentário em que um
leitor dizia, sem nenhum constrangimento, que já era hora de entrar na
casa de políticos como Genoino e matar as pessoas.
Escrevi um texto. Perguntei: os acionistas não lêem este tipo de
coisa? E os editores? E os anunciantes? Que anunciante quer ver sua
marca associada a leitores facínoras?
E depois agi como repórter.
A Globo é espantosamente desorganizada – fruto do monopólio e da
reserva de mercado, coisas que minam a boa administração. Numa maratona
telefônica em que sucessivas pessoas me passavam para gente que dizia
nada a ter com o assunto, cheguei enfim ao editor-chefe do G1.
A íntegra.