quarta-feira, 7 de março de 2012

Os crimes contra a educação em Minas

Não há possibilidade deste País melhorar se a educação pública não for tratada como prioridade, se as crianças e adolescentes não receberem educação de qualidade em tempo integral. Sabemos disso há décadas, mas nada muda, só piora. De todos os crimes dos nossos governantes -- e a "grande" imprensa só dá destaque a casos de corrupção -- este é de longe o maior que cometem contra os brasileiros, de hoje e do futuro. É preciso repetir sempre que o governo Aécio gastou R$ 1,2 bilhão para construir o shopping administrativo, mas não tem dinheiro para pagar professores e investir na educação.

Do Blog da Beatriz Cerqueira.
A realidade da educação em Minas Gerais
Diferente das pecas publicitarias, a realidade da educação básica publica da rede estadual de Minas Gerais e vergonhosa. Acompanhe os dados que apresentei durante a Audiência Publica realizada pela Comissão de Direitos Humanos. Educação pública de qualidade se faz com o pagamento do Piso Salarial. Falta compromisso e seriedade por parte do governo mineiro que, em 2011, assinou um termo de compromisso com a categoria para negociar o Piso Salarial na carreira. Mas, não cumpriu e aprovou uma lei retirando direitos, congelando a carreira dos profissionais da educação até dezembro de 2015. Além de não cumprir o que negociou, o governo de Minas perseguiu os trabalhadores, cortou salários e impôs muitas dificuldades financeiras a milhares de famílias.
Números da realidade
Os números são taxativos: quando se fala em valorização da educação pública estadual em Minas Gerais, a realidade não é nada positiva. Aliás, muito diferente do que o governo de Minas tenta mostrar por meio de propagandas na mídia. Na verdade, em 2011, um ano marcante para os trabalhadores em educação, que realizaram a maior greve de sua história (112 dias), os dados dão conta de que caminhamos na contramão do progresso alardeado. Minas não avançou na educação e quem diz isso são os números.
Desde 2008, há uma diminuição do investimento do governo estadual em educação.
Acompanhe:
• Apenas 60% do total dos recursos que o governo de Minas deveria investir em educação foram feitos. O restante foi destinado para fins previdenciários.
• Qualidade da educação: o Estado de Minas Gerais tem resultado abaixo da média da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
• Apenas 35% das crianças mineiras até cinco anos frequentam estabelecimentos de ensino.
• Ainda sobre a qualidade da educação, a realidade de Minas é preocupante: 76% das escolas de ensino fundamental não possuem laboratório de ciências, 55% não possuem quadra de esporte e 11% não possuem biblioteca.
• A escolaridade média da população adulta mineira é de 6,9 anos. Dos alunos que ingressam no ensino médio, apenas 68% dos adolescentes de 16 anos conseguem concluí-lo e somente 48,5% dos jovens de 19 anos também.
• De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), apenas 30,7% dos alunos encontram-se num estágio recomendável em leitura, 18,8% em matemática e 25% em ciências.
A íntegra.