O ex-secretário de comunicação do Lula continua falando claro e bem.
Da Agência Carta Maior.
Governo tem obrigação de liderar regulação da mídia e confio que irá fazê-lo, diz Franklin Martins
Fernando César Oliveira
Em debate realizado em Curitiba, ex-ministro disse que governo pode ser mais rápido ou mais lento no debate sobre a regulação da mídia, mas o importante é que o debate já está aberto e não pode mais ser interditado. "O governo tem a obrigação de liderar esse processo. E eu confio que irá fazê-lo." "O que está em jogo é como será feito este debate, através de um acerto entre quatro paredes, ou se a sociedade vai participar", destacou Franklin Martins. [...] Na ausência de um marco regulatório, o Brasil vive o faroeste caboclo na área da comunicação, voltou a classificar o ex-integrante do governo Lula. "É um vale-tudo, um cipoal de gambiarras, cada um faz o que quer, com seus laranjas, e não existe órgão pra regular." Sobre a venda de horários da televisão, Franklin Martins não poupou críticas. "Lógico que não pode. Várias redes têm 20% a 30% de seus horários vendidos. Não dá pra ser gigolô de espectro, não se pode sublocar o espectro." Para Martins, deveria haver uma agência pra controlar o cumprimento das regras concessões. "O jogo do bicho é melhor, porque vale o que está escrito. Aqui, vale o jogo do poder", ironizou. Franklin Martins atacou a campanha publicitária da Sky contra as cotas de programação nacional ("Alegam que as cotas aumentam custos, mas, se depender deles, só passam enlatados americanos. Todos os países sérios têm cotas, menos os EUA, que têm uma produção tão grande que não precisam"); defendeu a radiodifusão comunitária ("Ela é tratada como patinho feio, só tem obrigações, não tem direitos. Pedidos levam até oito anos para ser respondidos. Deve ser considerada comunicação pública, mantida pela comunidade. É preciso tirá-la do limbo em que está"); e criticou a comercialização de emissoras ("Concessões não podem ser transferidas por baixo do pano. O que eu estou vendendo? não estou vendendo o nome, os equipamentos, mas o espectro, por onde o sinal é transmitido").
A íntegra.