sábado, 11 de setembro de 2010

Copa de 2014 faz sua primeira vítima em BH: Vila Morada vai virar hotel

Fiquei sabendo pelo facebook que a Vila Morada vai acabar. A Vila Morada é uma daquelas vilas remanescentes de tempos mais amenos em Belo Horizonte, quando a indústria da construção civil não fazia a lei. Fica na Rua Rio Grande do Norte, quase com Getúlio Vargas, região da Savassi. Preserva o que a cidade perdeu: a gostosa convivência entre os vizinhos. Agora vai ser derrubada para construção de um hotel para a Copa de 2014. É um sinal do que nos aguarda, na África do Sul foi assim também, quem leu o notiário não comprometido sabe disso.
A Copa do Mundo é um conto do vigário, para enriquecer Fifa, CBF, seus dirigentes, televisões, patrocinadores e outros setores empresariais. O povo sequer vê os jogos nos estádios e o governo investe uma fortuna para se "adequar" ao evento. Sob pretexto de "cronograma atrasado", licitações são dispensadas e os custos aumentam. Depois que a Copa passa, fica a conta para o país pagar. Muitos prejuízos ficam no caminho, como este, como se o turista que vai ocupar o hotel durante um mês fosse mais importante que o morador da cidade.
A seguir comentários copiados do fb.
Ah! Mais duas vilas do mesmo proprietário ao que parece também estão ameaçadas.

"Viva a especulação imobiliária! E a força da grana que ergue e destroi coisas belas!
Então; vamos marcar um Le Bristot como despedida dos momentos que vivemos aqui(com boa música, conversas e muito vinho). Manifestem-se!
- Isso é muito triste, viver numa cidade que permite a destruição da sua história.
- Vários momentos bons que ficarão na memória. Temos que aproveitar muito agora!!! To dentro!
- Falta nesta cidade um movimento contra a especulação imobiliária. O que as construtoras e a prefeitura estão fazendo com os espaços é um crime.
- Hotel pra copa??? copa de merda. Que sacanagem! Fiquei chateado agora...

- Que ruim... fiquei triste por vcs.
- Oi pessoal, obrigada pelas palavras e também indignação. O que posso dar de mais notícias é que o mesmo dono possui mais 2 vilas em bh e provavelmente serão demolidas também. Tenho uma matéria que um de meus de meus vizinhos da vila me deu sobre as vilas em São Paulo e Rio de Janeiro que são mantidas ainda como memória viva e preservada no meio de grandes construções. Elas preservam inclusive singelos nichos na arquitetura como um pequeno armário com duas partes, memória de um tempo de quando o padeiro passava de bicicleta e deixava pão em um dos lados e aqueles leites em garrafas de vidro na outra porta. Tem umas fotos lindas. Enfim, acredito que estas são cidades mais maduras e mais sofridas pelas cicatrizes deixadas pelo crescimento desordenado e que já conseguem entender a importancia da memória pra cidade.
- Isso me impressiona também, porque São Paulo, tão maior, preserva essas vilas, e Belo Horizonte não pode preservar? A especulação imobiliária aqui não tem limite. Quais serão as outras duas? Será que uma é aquela da Rua Guajajaras, no Centro? Essas vilas são lindas e nos ajudam a ver como a cidade foi no passado, uma lembrança de comunidade, convivência entre vizinhos, que não existe mais.
- Estou muito triste com isso e acredito que todos aqui na Vila Morada. Pela conversa que tive com a imobiliária não se pode fazer nada. Na verdade já está vendida e nós estamos na "rua". Muito triste."