terça-feira, 28 de setembro de 2010

Juristas rebatem imprensa e defendem Lula

Juristas rebateram acusações do pig (partido da imprensa golpista) contra Lula. "É lamentável que se queira negar ao presidente da República o direito de, como cidadão, opinar, apoiar, manifestar-se sobre as próximas eleições. O direito de expressão é sagrado para todos: imprensa, oposição, e qualquer cidadão."
Lula está sendo perseguido por Globo, Folha, Estadão e Veja porque vai fazer sua sucessora, mas jamais houve presidente tão democrata.
Lula não fez como FHC, por exemplo, que mudou a Constituição e aprovou a reeleição em benefício próprio, aproveitando-se da sua popularidade (bem menor do que Lula possui hoje), conferida pelo sucesso inicial do Plano Real.

A carta aberta de juristas em defesa de Lula
Em uma democracia, todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou pela mediação de seus representantes eleitos por um processo eleitoral justo e representativo.
Estes valores democráticos, consagrados na Constituição da República de 1988, foram preservados e consolidados pelo atual governo.
Governo que jamais transigiu com o autoritarismo.
Governo que não se deixou seduzir pela popularidade a ponto de macular as instituições democráticas.
Governo cujo presidente deixa seu cargo com 80% de aprovação popular sem tentar alterar casuisticamente a Constituição para buscar um novo mandato.
Nos últimos anos, com vigor, a liberdade de manifestação de idéias fluiu no País. Não houve um ato sequer do governo que limitasse a expressão do pensamento em sua plenitude.
Não se pode cunhar de autoritário um governo por fazer criticas a setores da imprensa ou a seus adversários, já que a própria crítica é direito de qualquer cidadão, inclusive do presidente da República.

A íntegra, com lista de assinaturas.

UM PRESIDENTE DEMOCRATA