quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um campeonato com cinco candidatos ao título e quatro prováveis rebaixados

Campeonato brasileiro, 22ª rodada.
Este ano o campeonato não está tão esquisito quanto o do ano passado, em que ninguém queria ganhar e no fim o Flamengo de Andrade levou o título, surpreendentemente – nesta temporada, o time mais querido do Brasil, sem Andrade, figura em 14º lugar.
O grupo que descerá para a série B vai se definindo, nenhum ainda tão minserável em pontos, como no ano passado, mas os quatro já precisam de duas ou três rodadas para sair da zona de rebaixamento: Atlético MG, Atlético GO, Goiás e Grêmio Prudente.
Sinceramente, não vejo no campeonato quatro times piores do que o Galo. O alvinegro belo-horizontino precisa de uma recuperação espetacular, ganhar 27 pontos em 48, quando ganhou até agora 21 em 66. Precisa passar de um aproveitamente de 32% para um de 56%.
Dos quatro, quem demonstra mais qualidades é o Goiás, o que significa que o Galo precisa empurrar não um, mas dois times para a zona do rebaixamento.
Um pode ser o Avaí, que vem em queda livre, o outro pode ser o Vitória. Flamengo e Grêmio também fazem campanhas muito fracas.
Afora esses, é difícil encontrar mais candidatos à degola, o que torna praticamente impossível a missão de dois ou três do quarteto sinistro.
Em números: o Atlético precisa vencer Goiás, Atlético GO, Avaí, Flamengo e Grêmio (15 pontos) e mais quatro jogos. Se tem alguma vantagem, é fazer quatro desses confrontos direitos em casa – se é que se pode chamar a Arena do Jacaré de "casa". Só o jogo contra o Atlético GO é fora. De onde, porém, tirar mais quatro ou cinco vitórias? Vencer o Cruzeiro seria um grande passo, mas perder (situação mais provável, já que perdeu no primeiro turno com toda a torcida a seu favor e agora jogará na situação inversa, contra o provável líder) será um ducha fria na sua possível recuperação.
Enquanto isso, o Cruzeiro é um dos melhores times do campeonato, senão o melhor; tem elenco, atitude e sorte de campeão.
Botafogo também é um time consistente. Como os dois se enfrentam neste sábado, o jogo ganha caráter de decisão: vencendo, o Botafogo mostra sua força e abala o adversário. Perdendo, é ele que fica baqueado, enquanto o clube mineiro confirma sua força.
O Inter, com a vitória de hoje sobre o São Paulo, recupera moral; o campeão da Libertadores é um candidato forme, se recuperar o equilíbrio que tinha perdido.
O Fluminense, ainda líder, cai e perde pontos quando não pode perder, como ontem, em casa, para o Corinthians, adversário direto.
O centenário clube paulistano é outro que precisa superar a inconstância para se tornar efetivamente candidato ao título brasileiro de 2010.
Se somar mais duas vitórias nos dois próximos jogos, o Cruzeiro pode assumir a liderança. Quando fizer isso, dificilmente a perderá. Pode até ser campeão pela segunda vez com grande margem de vantagem sobre o segundo colocado.