terça-feira, 17 de abril de 2012

As cidades militarizadas

A ditadura não acabou. As forças armadas ocupam mais espaços nas cidades hoje do que ocupavam durante a ditadura militar. Militares não chegam ao poder sozinhos, são colocados lá por interesses de classes civis.

Do Jornal do Campus.
Segurança na USP será chefiada por ex-militar
por Daniela Frabasile
Luiz de Castro Júnior, oficial reformado da Polícia Militar, passou a coordenar a segurança na Universidade. Em 29 de março, o ex militar foi nomeado para chefiar o órgão responsável pela administração da segurança na Universidade. Segundo a assessoria de imprensa da reitoria, “a formação e a experiência nas áreas de policiamento comunitário e direitos humanos do novo superintendente foram fatores preponderantes nessa indicação”. O coronel foi diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar de São Paulo.
A Superintendência de Segurança da USP foi criada no início desse ano. A resolução publicada pelo Conselho Universitário é do dia 27 de fevereiro, e coloca que “cabe à Superintendência de Segurança, planejar, implantar e manter todas as atividades de interesse comum relacionadas à segurança patrimonial e pessoal no âmbito da Universidade”.
No dia 9 de abril aconteceu uma reunião conjunta entre o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), a Associação dos Docentes da USP (Adusp) e o Diretório Central dos estudantes da USP (DCE), na qual ficou decidido que as três entidades redigiriam um documento repudiando a contratação de Luiz de Castro Júnior, não apenas pela escolha do superintendente, mas também pelo fato de a contratação ter sido firmada sem aprovação do Conselho Gestor do Campus da Capital ou do Conselho Universitário.
A íntegra.