quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ocupação Dandara: três anos de luta contra a insensibilidade de Lacerda e Anastasia

Para as elites brasileiras, incluindo nelas a velha "grande" imprensa, o povo é invisível. Não sendo visto, não existe, não tem história, como esta de Geilsa e seus companheiros na ocupação Dandara. 

Da Agência Carta Maior.
Em Belo Horizonte, ocupação Dandara desafia especulação imobiliária há três anos  
Lívia Bacelete 
"A Dandara não joga para perder. Vamos conquistando as coisas, que para muita gente é dificuldade, mas para nós é um jeito de lutar, conquistar e nunca desistir." O depoimento de Geílsa Rocha Lima revela o espírito do povo dandarense, forma como se autodenominam os moradores da ocupação Dandara. Geílsa vive na área desde o início da ocupação, em 2009, e garante que sem dificuldade não há luta.
Localizada entre os bairros Céu Azul e Nova Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a Dandara está situada em uma área de 40 hectares, onde vivem cerca de mil famílias. Inspirado na companheira de Zumbi dos Palmares, o nome não foi por acaso. No início, 70% das pessoas que faziam parte da ocupação eram mulheres que empreendiam uma luta contra a escravidão do aluguel e buscavam um futuro digno para seus filhos.
Propriedade da construtora Modelo, o terreno estava ocioso desde a década de 1970 e acumulava uma dívida de mais de R$ 2 milhões em IPTU não recolhidos. "A sociedade pode falar que somos invasores, mas a gente só ocupou um lugar que estava há 40 anos vazio", explica Geílsa, que antes de ir para a Dandara era uma pequena empresária do setor de calçados. Ela e o marido entraram em falência e viram na ocupação uma oportunidade de recomeçar a vida da família.
A íntegra.