sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Prefeitura tenta impedir comício de Lula e Patrus em BH

O baixo nível da campanha do Lacerda e do Aécio não tem limite. Além do uso de dinheiro público para fixar a música da campanha do prefeito, a prefeitura negou pedido do PT para realização de comício na Praça da Estação, aquela que Lacerda proibiu que a população use. Alegou que os Bombeiros iam usar, mas eles negaram. PT teve de adiantar o comício em um dia. TRE-MG confirmou a candidatura do Patrus, que secretário do Aécio tentou impugnar. A cobertura do EM mostra que o jornal amigo do Aécio está na campanha do Lacerda.

Do jornal Estado de Minas.
Comício antecipado
Juliana Cipriani e Leonardo Augusto
Veto da prefeitura ao uso da Praça da Estação obrigou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a antecipar em um dia a vinda a Belo Horizonte para participar da campanha de Patrus. O comício marcado para a praça, na Região Central, em 1º de setembro, acontecerá agora em 31 de agosto, uma sexta-feira. A alteração aconteceu porque o comando da campanha petista, ao solicitar a reserva da praça ao município, recebeu como resposta que o Corpo de Bombeiros já havia pedido o espaço. Quando o município foi confrontado com a informação de que os bombeiros não haviam agendado nada para a praça, informaram que o local seria usado no mesmo dia pelo PSB, o partido de Lacerda.
Nessa quinta-feira (23/8/12), a assessoria do Corpo de Bombeiros informou que a praça havia sido reservada para as comemorações do aniversário da corporação, mas que o cancelamento do pedido foi feito "há muitos meses", conforme declarou o capitão Frederico. Em campanha ontem, Lacerda alegou que não saber do veto da prefeitura ao uso da Praça da Estação.

TRE-MG confirma Patrus na disputa pela Prefeitura de BH
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) confirmou nessa quinta-feira a candidatura de Patrus Ananias (PT) a prefeito de Belo Horizonte. O plenário manteve decisão de primeira instância, que negou o indeferimento do petista, apresentado pelo PSD, considerando que não havia impedimento legal para ele concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte. O partido alegou que o ex-ministro não havia se desincompatibilizado de um cargo na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no prazo necessário e, portanto, estaria impedido de disputar a vaga.
O plenário do TRE-MG confirmou a candidatura de Patrus ao negar provimento a recurso apresentado pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira (PSD).
Na ação, Silveira também alegava que Patrus teve as contas desaprovadas quando candidato a vice-governador em 2010. Para os juízes eleitorais, o cargo exercido por Patrus não o impediria por estar em uma área territorial diversa, ou seja, pelo fato de ser em São Paulo e não no local da eleição, portanto, fora da esfera de influência que o cargo poderia proporcionar. Sobre as contas rejeitadas, entenderam que a mera desaprovação não enseja falta de quitalão eleitoral e inelegibilidade.
A íntegra.