sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Reunião segunda-feira, 27/8, vai decidir venda da Rua Musas

Temendo que o prefeito perca a reeleição, construtoras aceleram obras criminosas para a qualidade de vida na cidade. A empresa para quem a prefeitura deu a Rua Musas contribuiu financeiramente com a campanha do prefeito Lacerda em 2008. Reunião na hora do almoço, a toque de caixa. População vai à reunião para resistir.

Do Movimento Fora Lacerda!
Carta aberta ao povo de Belo Horizonte
Fernando Santana 
Jacyntho Lins Brandão
Jarbas Ribeiro
Caro amigo,
Como é de seu conhecimento, desde maio do ano passado vimos travando batalha após batalha contra a Prefeitura de Belo Horizonte, no sentido de impedir a venda de parte da Rua Musas para a construção, no local, de um hotel de 30 andares, que comportará ainda um shopping, um centro de convenções e um restaurante 24 horas.
Mesmo com toda a manifestação contrária da parte dos que vivem na Rua Musas, na Rua Cosmos, na Rua Lua e em todo bairro Santa Lúcia, com a apoio de milhares de pessoas que registraram seu protesto em nosso site, o Prefeito Márcio Lacerda não reconsiderou sua decisão e pôs a rua à venda, sendo que o arrematante foi o dono da construtora Tenco, Eduardo Gribel, o qual havia dito à Folha de São Paulo que vinha negociando a rua com o Prefeito desde junho de 2010, portanto quase um ano antes de o assunto vir à tona!
Além do fato de que uma rua não deveria ser vendida – ainda mais para alguém que fez doações à campanha de Márcio Lacerda em 2008! –, o dito hotel afronta toda a legislação municipal que classifica a área como de adensamento restrito (ZAR1), em que as construções devem respeitar a altimetria máxima de 9 metros (sublinhe-se: 9 metros, não andares!), além de a rua pertencer à classe das vias preferentemente residenciais (VPR), nas quais podem ser admitidos estabelecimentos não-residenciais de pequeno porte (salão de beleza, mercearia etc.), mas não de grande porte (hotéis, shoppings etc.). Então, de cabo a rabo trata-se de um projeto inteiramente contra a lei.
(...)
Infelizmente, há três semanas fomos informados de que o processo está em andamento acelerado nesse órgão, sob a pressão do empreiteiro e da Prefeitura. Assim, precisamos nos mobilizar mais uma vez!
A reunião pública em que o Copam tomará sua decisão final sobre o assunto acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto de 2012, às 13:30 horas, na Rua Espírito Santo, 495 – 4o. andar.
Pedimos sua presença e sua colaboração no sentido de convidar o maior número possível de pessoas para manifestar-se contra esse abuso.
A íntegra.