quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Notícias boas ou ruins?

Quase tudo é relativo. A política de aumento do salário mínimo para os próximos anos não representa melhoria na distribuição de renda, mas apenas que não haverá mais concentração, pois os salários manterão sua participação no PIB. Excluir 273 mil famílias do Bolsa Família pode significar que são 273 mil famílias que não precisam mais dessa "esmola" do governo, o que seria bom, mas pode significar alguns milhões de reais a menos sendo distribuídos para pobres e entrando na economia como consumo (e colaborando para o corte bilionário no orçamento de 2011).

Do Blog do Planalto.
Bolsa Família exclui 273 mil beneficiários
As 273.263 famílias que não promoveram o recadastramento no programa Bolsa Família deixam de receber os benefícios já neste mês de fevereiro. Do total de 1,168 milhão de famílias que deveriam atualizar as informações perante o Cadastro Único, 23% não cumpriram as exigências estabelecidas neste programa do governo federal. No mesmo período do ano passado, 550 mil famílias havia sido excluídas de 3,4 milhões que necessitavam passar pelo recadastramento. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que anunciou o cancelamento da transferência de recursos.
A íntegra.
Salário mínimo: governo trabalha para vencer essa batalha

O governo trabalha para aprovar, no Senado Federal, nesta quarta-feira (23/2), o projeto de lei que estabelece a política de reajuste do salário mínimo. A afirmação é do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Luiz Sérgio, após participar da reunião de coordenação sob comando da presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Luiz Sérgio explicou que concluída a aprovação desta matéria, vai ser encaminhada Medida Provisória (MP) ao Legislativo federal para tratar do reajuste da tabela do Imposto de Renda (IR). A previsão é do índice de correção de 4,5%.
A íntegra.