terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Socorro! Mineradoras querem destruir até o Caraça!

A ganância dessa gente que tira a riqueza de Minas e vende no exterior há séculos, destruindo montanhas, matas, águas, bichos e comunidades, não tem limite. Assine você também o abaixo assinado em defesa do Caraça.

Abaixo assinado em defesa da Serra do Caraça

"Desde que se começa a subir a Serra do Caraça, cresce a beleza da paisagem e do alto descobre-se vastíssimo horizonte e depois uma das mais belas cascatas que eu conheço que forma lençóis e tanques e corre em fundo vale, estreitando pelas montanhas. Nunca admirei lugar mais grandiosamente pitoresco... O cruzeiro fulgurava em nossa frente e à esquerda Vênus faiscava quase sobre a montanha. Não posso descrever tanta beleza!" (Dom Pedro II)

Nós, abaixo-assinados, tendo em vista as notórias e cada vez mais audaciosas agressões em detrimento da Serra do Caraça e de seu entorno, principalmente por atividades mineradoras ambiciosas e predatórias que vêm contando com a aquiescência ou omissão de diversos agentes públicos que deveriam zelar pela proteção da integridade e preservação dessa importante região, dirigimos este manifesto às autoridades competentes para que sejam protegidas todas as riquezas naturais (fauna, flora, recursos hídricos, paisagens notáveis etc.) e culturais (bens históricos, arqueológicos, espeleológicos, paleontológicos, tradições etc.) da Serra do Caraça.
Diante da omissão do Estado em proteger esse excepcional patrimônio cultural e ambiental de Minas Gerais, embasados no art. 84 do ADCT da Constituição do Estado de Minas Gerais, que tombou a Serra do Caraça para o fim de conservação, bem como a declarou unidade de conservação na modalidade de Monumento Natural (não sendo ainda delimitadas as respectivas áreas de proteção como determinado), e considerando, ainda, que o art. 251 da mesma Constituição determina: “A exploração de recursos hídricos e minerais do Estado não poderá comprometer os patrimônios natural e cultural, sob pena de responsabilidade, na forma da lei”; Requeremos: A adoção urgente, pelas autoridades competentes, das providências cabíveis para a delimitação de toda a extensão da Serra do Caraça e de seu entorno, já declarada Monumento Natural e tombada pela Constituição do Estado de Minas Gerais, a fim de que seja efetivamente protegido e preservado um dos mais importantes patrimônios do povo mineiro.
Assine.