sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Votação no Plebiscito Constituinte vai até domingo 7/9/14

7 razões para dizer SIM à Constituinte do Sistema Político

1- As manifestações de junho de 2013 evidenciaram a necessidade de mudarmos a política brasileira urgentemente! Milhares de cartazes e gritos nas ruas diziam "Não me representa!", demonstrando a descrença da população nos representares e nas instituições políticas do nosso país.

2- Hoje, o nosso voto não é o que decide as eleições e sim o poder econômico, que por meio do financiamento empresarial de campanhas milionárias dá a "palavra final" e mantém seu controle na eleição dos representantes na Câmara Federal, no Senado, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Constatamos isso ao olhar uma "fotografia" do atual Congresso Nacional: o número de deputados e senadores ligados aos grandes empresários (da agricultura, da indústria, da construção civil, da educação, da saúde etc.) é três vezes maior que o de ligados aos trabalhadores (que são maioria na nossa sociedade).

3- Por outro lado, percebemos nesta mesma "fotografia" que o número de representantes de mulheres, jovens, LGBT, da população negra e indígena não corresponde ao tamanho destas populações na nossa sociedade. Em outras palavras, estes setores estão sub-representados no Congresso Nacional e a grande maioria das suas reivindicações não é atendida.

4- Inspirados no ditado popular "Quem paga a banda, escolhe a música!", constatamos claramente que a grande maioria do Congresso Nacional não quer mudar as regras da política, pelo contrário, quer deixar tudo como está, mantendo seus privilégios, que não são poucos!

5- Para conquistarmos as reivindicações que foram às ruas em 2013 (melhoras no transporte, na saúde, na educação, na moradia, na mídia, no campo, entre outras) é preciso que o povo se mobilize para mudar as "regras do jogo da política", pois as regras que aí estão só servem aos grandes empresários, que emperram todas as mudanças. Só é possível mudar as regras, alterando a Constituição Federal.

6- Precisamos de uma Constituinte Exclusiva, na qual possamos eleger representantes que tenham exclusivamente a tarefa de elaborar as mudanças desejadas pela grande maioria da população brasileira. Transformar os atuais parlamentares em constituintes (como aconteceu em 1988) não vai mudar nada!

7- Realizar uma Constituinte Exclusiva significa aprofundar a democracia no nosso país. Permite que possamos debater amplamente e decidir as regras de participação e representação, permite combater: o privilégio do poder econômico nas eleições e na sociedade, a sub-representação da maioria dos brasileiros e aperfeiçoar os mecanismos de democracia direta (plebiscitos, referendos e leis de iniciativa popular). Permite combatermos um sistema que privilegia poucos e avançarmos para um sistema político que realize propostas concretas para enfrentar os problemas do País.

De 1 a 7 de setembro, vote SIM para mudar o sistema político
Participe e divulgue o Plebiscito Popular!
Mude o sistema político!
Procure uma urna perto de você e diga SIM à Constituinte!
plebiscitoconstituinte.org.br
plebiscitoconstituinte@gmail.com 

Alguns locais de votação em Belo Horizonte:
- Coopen-BH (Rua Washington nº 524, Bairro Sion), até esta sexta-feira, 5/9
- Feira Terra Viva (Praça de Santa Tereza), sábado, 6/9
- Praça 7, até domingo 7/9
- Sindicato dos Jornalistas (Avenida Álvares Cabral nº 400, Centro)
- Estações do Metrô Central, Lagoinha, São Gabriel e Vilarinho
- Sind-UTE
- Sindicato dos Bancários
- Praça da Estação
- Rodoviária
- Assembleia Legislativa
- Cefet-MG
- Campus da UFMG
- Campus da PUC Minas
- Feira da Avenida Afonso Pena

Veja a lista completa clicando aqui.