domingo, 14 de agosto de 2011

Os conflitos em Londres, a BBC, a imprensa do capital e um escritor negro

Quem encontrar referência a Darcus Howe no noticiário da BBC ganha um prêmio. O melhor é Ivan Lessa (o jornalista brasileiro que há décadas tem o melhor emprego do mundo). A BBC é uma emissora civilizada, como só temos agora no Brasil com a TV Brasil, mas é uma emissora da ordem, do capital.

Do Vi o mundo.
Darcus Howe: O homem que detonou a BBC, ao vivo
por Luiz Carlos Azenha
O vídeo abaixo vai certamente entrar na lista das melhores atuações do PIG, emparelhado com aquele da massa cheirosa. A entrevistadora da BBC, Fiona Armstrong, tinha – como se diz no ramo – uma agenda. Ela queria que o entrevistado, o escritor Darcus Howe, condenasse os tumultos em Londres e parece ter ficado transtornada com a opinião destoante do convidado. Ele disse que se a polícia e o governo britânico tivessem ouvido os jovens – brancos ou negros –, saberia antecipadamente que eles estavam no limite com a atuação dos policiais. Howe citou o próprio neto, que disse ao avô ter sido revistado pela polícia um sem número de vezes nas ruas da cidade. A apresentadora disse que não tinha motivos para achar que ele estava mentindo. Mas, quem disse que ele estava mentindo? Em seguida, visivelmente agitada, ela sugeriu que o próprio escritor tinha participado de "riots" no passado, "tumultos". Ele: "Nunca participei de tumultos. Eu estive em manifestações que terminaram em conflito. Tenha respeito por um velho negro das Antilhas". Disse também que a entrevistadora soava "idiotic", ou idiota.
A íntegra.

Da BBC Brasil.
Polícia britânica detém mais de 2 mil pessoas devido a distúrbios
Tribunais ficam abertos no fim de semana para julgar os acusados por saques e violência A polícia britânica afirma que mais de 2 mil pessoas já foram detidas em conexão com os distúrbios e com os saques ocorridos na última semana em diversas cidades da Grã-Bretanha. Durante o fim de semana, quatro tribunais de Londres e um de Manchester (norte) estarão abertos para julgar os acusados. Somente na capital britânica, mais de 700 pessoas devem comparecer diante da Justiça. Notícias relacionadas Uma semana após distúrbios londrinos, bairro tenta se reconstruirPai que descobriu filho ao socorrer vítimas de atropelamento vira símbolo de pazEspecialistas tentam explicar distúrbios na Grã-Bretanha Tópicos relacionados Grã-Bretanha, Internacional A grande maioria dos acusados é de meninos, adolescentes e jovens adultos. A maior parte deles está se declarando culpada.
A íntegra.

Das cinzas, uma rosa e uma flor
Ivan Lessa
Recebi alguns e-mails de amigos distantes (tinha até de Boca Ratón) perguntando por mim, minha residência, meu bairro, e um chegou até mesmo a mencionar, delicado, meu enfisema. Pelos noticiários de que dispunham, esta ilha ardia e era saqueada. Não estavam errados os órgãos de informação de que dispunham, do Brasil à Flórida. Estivemos à beira de uma semana do evento policial (e já tem gente que chama, não sem alguma razão, de "evento criminoso") destinado a marcar, infelizmente, época. As forças da lei, que já foram a "tênue linha azul" separando a sociedade dos bons e dos maus elementos, fizeram prevalecer os preceitos básicos da ordem e da segurança. Embora tudo indique que elas mesmo foram culpadas, ou pelo menos o estopim, de tudo que se seguiu. A polícia inglesa já foi inveja do mundo, assim como o sistema nacional de saúde. Hoje, ao que tudo indica, a primeira precisa dar uma passada no hospital com menor fila para um check-up geral.
A íntegra.

O vídeo, no original, sem tradução: