terça-feira, 16 de abril de 2013

Brasil voltará a produzir insulina humana

Anúncio foi feito pela presidente Dilma, hoje, em Belo Horizonte. O Brasil produzia insulina humana, em Minas, por meio da Biobrás, mas a produção foi interrompida no governo FHC. A Biobrás foi vendida na onda neoliberal para um grupo estrangeiro, que monopolizou o mercado, aumentou os preços e passou a importar. Os sócios da Biomm -- Marcos Mares Guia e Gulherme Emrich -- são os mesmos antigos donos da Biobrás.
Você acha que o governo Dilma está ruim? Imagina como não seria num governo Aécio. Ou Serra. Tucano é ruim de com força, é contra o povo com convicção.

Do Blog do Planalto.
Com investimento de R$ 430 milhões, Brasil retoma produção de insulina humana
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (16/4/13), em Belo Horizonte, de evento que marcou a retomada da produção nacional de insulina humana. A previsão é de que, nos próximos cinco anos, sejam investidos R$ 430 milhões, entre recursos do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Celebramos a organização da demanda do Estado para que ele dê condições, para que uma empresa se forme, no Brasil, numa área de fronteira tecnológica, como a área da biotecnologia. (…) Vejo um ambiente muito favorável para o estabelecimento da [empresa] Biomm. (… ) Temos hoje a certeza que colocaremos insulina em todas farmácias populares do Brasil e conseguiremos mudar a história do país", afirmou Dilma.
A fabricação ficará a cargo da empresa brasileira Biomm, que deve começar a produzir a partir de 2015. A população deverá ter acesso ao medicamento a partir de 2017. O Brasil deixou de confeccionar insulina em 1999, e a retomada reduz a vulnerabilidade do país frente a crises internacionais de oferta do produto. Atualmente, são 10 milhões de brasileiros diabéticos, e 1,1 milhão recebem o medicamento do Sistema Único de Saúde.
A íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.