segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O partido internacional da imprensa

Inglês The Guardian denuncia mexicana Televisa e depois volta atrás. O prejudicado é o leitor. Os beneficiários são os interesses da direita.

Da Agência Carta Maior.
Televisa e 'The Guardian': a grande mídia global continua bem sintonizada 
Pedro Echeverría V. – Rebelión
The Guardian está preocupado se seus artigos denunciando Televisa por beneficiar o presidente eleito Peña Nieto, nas eleições de 2012, tenham sido interpretados (especialmente no México) como se a Televisa tenha tido uma má conduta. ‘The Guardian’ não afirmou que os documentos divulgados constituíam uma prova conclusiva de parcialidade ou informações enviesadas da Televisa. The Guardian reconhece que a Televisa e seus jornalistas procuram manter os mais altos padrões de qualidade e reconhece que os eleitores possam ter se sentido ofendidos. The Guardian aceita o reconhecimento dado pelas autoridades eleitorais (IFE) de que a cobertura da televisão do Grupo Televisa cumpriu com a neutralidade esperada para a atividade. Consequentemente, The Guardian esclarece qualquer mal-entendido não intencional de bom grado. Rei morto, rei posto! Nada aconteceu aqui!
Apesar de o The Guardian ter ajoelhado para a Televisa, não se pode dizer que os britânicos estejam mal informados. Estão tão bem orientados que não devemos nos esquecer de que o país continua a ser um poderoso império, que invadiu o Iraque, em linha com os EUA, que continua a servir uma monarquia hereditária e teve como primeiro-ministro a chanceler de ferro, Margaret Thatcher, que submeteu os irlandeses. Como podem os britânicos estar mal informados se eles continuam a desempenhar um papel dominante na economia europeia e global, seguem dominando as Malvinas apesar dos argentinos e estão dispostos a invadir qualquer país para acompanhar os ianques? Esta atitude do The Guardian é comum dentro do sistema da imprensa corporativa. Não se pode esquecer como funciona a mídia capitalista.
A íntegra.