segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dilma: recursos de Libra se transformarão em creches e escolas em horário integral

A segunda coisa mais importante para que o Brasil se transforme num país realmente democrático é esta que Dilma anuncia: criar escolas públicas em horário integral para todas as crianças, de forma a dar as mesmas oportunidades para todos. Essas escolas precisam ser escolas de qualidade, com instalações e aparelhagens de primeira, como as das melhores escolas particulares, com prática de esportes e artes, além de refeições, médico, dentista. Esta é uma solução democrática necessária para um problema contemporâneo, que advém do trabalho feminino, das famílias muitas vezes sem pai, de crianças que passam o dia sozinhas ou sob cuidados de babás e avós, e muitas vezes obrigadas a trabalhar, inclusive para bandidos.
A primeira coisa mais importante, no entanto, é outra: é cuidar da qualidade do ensino que se vai ministrar, porque mais importante do que prédio e equipamentos são os educadores. Criança é para brincar, creches e ensino fundamental devem ser muito mais locais de socialização, que formem indivíduos autônomos, que aprendam a pensar e a conviver igualitariamente com as diferenças. Devem ser, enfim, ambientes bem melhores do que são as escolas de hoje, que despejam nas crianças conteúdos que nunca usarão, com disciplina de quartel e ambiente de prisão, com muros altos, celas (salas) e horários rígidos, para que as crianças não fujam.
Para que escolas em horário integral formem cidadãos democráticos é fundamental que tenham educadores e não professores, e é preciso que estes sejam considerados os profissionais mais importantes do País, mais que médicos ou engenheiros ou profissionais de informática, que sejam merecedores dos maiores salários e tratados com reverência por todos.

Do Blog do Planalto.
Leilão de Libra é passaporte para um futuro de prosperidade para o Brasil, afirma Dilma
A presidenta Dilma Rousseff explicou, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (28/10/13), a importância e os principais benefícios do leilão do Campo de Libra para o país.
"Com esse leilão, demos um grande passo para a exploração do petróleo no pré-sal, usando um novo modelo, chamado modelo de partilha. Nesse novo modelo, o Brasil fica com 85% do petróleo retirado do fundo do mar e pode transformar essa riqueza em educação, em saúde, em desenvolvimento e criação de empregos para o povo brasileiro."
Dilma ainda detalhou como os recursos do petróleo serão investidos em educação – "o principal pilar para transformar o Brasil em uma grande nação". De acordo com a presidenta, serão criadas mais creches por todo o país, principalmente para as crianças mais pobres. Também será ampliado o número de escolas com educação em tempo integral. "Creches e ensino em tempo integral são fundamentais para alfabetizar as nossas crianças na idade certa", destaca Dilma.
A íntegra.