domingo, 16 de junho de 2013

A passeata dos 20 mil em BH

Ontem. Contra as copas da fifa e tudo mais. Convocada na internet. Pacífica. Cada um com seu cartaz. Principalmente jovens, mas não só. A maior dos últimos anos. Da Savassi até a outra praça, que já foi do povo e agora está fechada para a fifa. Admirável.

Do blog da kikacastro.
Cenas do protesto com milhares de pessoas em Belo Horizonte 
Fazia uma linda tarde de sol, com céu azul e jogo do Brasil inaugurando a Copa das Confederações. Aquelas pessoas poderiam estar na piscina, no buteco, ou simplesmente estiradas no sofá de casa, com uma latinha de cerveja na mão, de frente pra TV. Ah sim: também poderiam estar no Facebook.
Mas preferiram sair de casa, empunhando cartazes, faixas, bandeiras, apitos e narizes de palhaço, para protestar por uma causa que é ampla o suficiente para comportar dezenas de grupos diferentes, muitos dos quais apartidários. E, embora estivessem acompanhados de perto por policiais militares, na cavalaria, no choque, a pé, em motos e carros, tudo o que testemunhei desse protesto coletivo foi pacífico, do início ao fim.
Diz a polícia que havia 8.000 pessoas. No Facebook, 21 mil confirmaram. O fato é que havia muita gente, gente que nunca vi reunida, em tamanha quantidade e disposição, nos meus 28 anos de Beagá. Milhares de pessoas que percorreram juntas, ao menos das 14h às 16h30 (tempo em que acompanhei), um trajeto de 3 km.
A íntegra.