quinta-feira, 20 de junho de 2013

Com as manifestações dos últimos dias, o povo passa a interferir nas políticas públicas

Uma análise interessante do Nassif.

Do blog Luís Nassif Online.
O grande momento da cidadania
Por Luís Nassif
Coluna Econômica
Nos últimos anos a prioridade total da política econômica consistiu no atendimento das demandas empresariais, na isenção de impostos para veículos, bens de consumo. O cidadão ganhava por consequência, na condição de consumidor. Trata-se de uma prática recorrente de política econômica. Governantes agem preponderantemente em cima das pressões imediatas.
Nem os culpe. Gestões públicas são tão complexas, há um emaranhado tal de interesses envolvidos, que a prioridade sempre acaba sendo de quem tem maior poder de vocalização.
Desde tempos imemoriais do capitalismo, o circuito da vocalização de interesses é o mesmo: nasce dos grupos econômicos, é defendido pelos grandes veículos  de massa e pressiona as  autoridades públicas.
O Movimento do Passe Livre finalmente colocou o cidadão no centro das políticas públicas, rompendo com o circuito tradicional de mídia.
Desta vez, é o próprio cidadão que se torna protagonista. Apropria-se das redes sociais, sem nenhum comando centralizado. Apenas o grande caldeirão em que as conversas vão se entrelaçando, formando consensos aqui e ali até ganhar massa crítica. A partir daí, a história foi reescrita. Haverá muita cabeçada de lado a lado, até se consolidar o novo modelo. Mas o novo cidadão veio para ficar.
A íntegra.