quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pela tarifa zero

Tarifa zero é possível. A redução também era impossível até se tornar possível.
É muito fácil saber de onde tirar dinheiro para subsidiar o transporte público (tão ruim que tem mesmo de ser de graça): do mesmo lugar de onde se tira dinheiro para pagar empreiteiras que fazem obras como os estádios, do mesmo lugar de onde se tira subsídio para o agronegócio, do mesmo lugar de onde se tira dinheiro para incentivar multinacionais a se instalarem no Brasil, do mesmo lugar de onde se tira dinheiro para financiar privatizações.

Da Agência Brasil. 
GDF e Movimento Passe Livre vão discutir tarifa zero no Distrito Federal
Luciano Nascimento
Brasília – O governo do Distrito Federal (GDF) se reuniu na tarde de hoje (19/6/13) com representantes do Movimento Passe Livre (MPL) para debater a implantação de transporte 24 horas e a possibilidade de instituir a tarifa zero no DF. "O governo aceitou discutir essa possibilidade, e foi aberto o diálogo. O governo acha complexo [adotar a tarifa zero], pois o custo é alto. Mas vai discutir", disse à Agência Brasil o secretário adjunto de Comunicação Social do Distrito Federal (DF), Rudolfo Lago. 
Lago lembrou que o DF já disponibiliza o passe livre para estudantes que moram na zona rural, crianças até 5 anos de idade e pessoas com mais de 65 anos. Segundo ele, o governo fez, no início da administração, um levantamento sobre os custos para a efetivação da tarifa zero e chegou ao valor de R$ 134 milhões por mês para a implantação do serviço. 
Na próxima segunda-feira (24), haverá outra reunião para discutir a proposta. De acordo com o secretário adjunto, os integrantes do MPL apresentaram uma proposta baseada na criação de um fundo para custear o transporte. A perspectiva é que sejam feitos debates para discutir as possíveis fontes de recursos.  
Em protesto, brasilienses pedem tarifa zero para transporte coletivo 
Marcelo Brandão
Brasília - Cerca de 600 pessoas, segundo a Polícia Militar, marcham por uma das principais ruas da capital federal pedindo tarifa zero para o transporte coletivo. Munidos com cartazes "Tarifa zero" e "Passe Livre", os manifestantes saíram da rodoviária e caminham de forma pacífica em direção à W3 sul, uma das principais vias da região central. 
Os policiais militares acompanham a movimentação e vão fechando o trânsito durante a passagem do protesto. De acordo com a Polícia Militar, 454 agentes fazem o policiamento. 
Em Niterói (RJ), manifestantes também estão nas ruas para pedir melhorias do transporte, da educação, saúde e protestar contra gastos públicos com a Copa das Confederações e a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que limita o poder de investigação do Ministério Público. Em dois carros de som, eles gritam frases como "Vem pra rua" e "Da Copa eu abro mão, quero mais dinheiro para saúde e educação".