quinta-feira, 6 de junho de 2013

Grandes obras, desenvolvimento e democracia

É isso aí.
Democracia consiste em os interessados decidirem o que é melhor para si -- e a minoria se submete à minoria. Simples.
A "democracia" capitalista subverte essa lei por meio de inúmeros mecanismos burocráticos e tecnocráticos, ao final dos quais prevalecem os interesses da minoria rica, escondidos sob o discurso ideológico do desenvolvimento e do progresso.
Desenvolvimento e progresso são eufemismos de capital, a palavra que não ousa dizer seu nome, quem é e o que quer. Faça essa experiência: ao ler a palavra desenvolvimento substitua-a por capital e veja como a realidade se esclarece.
Realidade que está muito distante de ser democrática. Todos sabemos disso, mas fingimos não saber, porque mudar a realidade parece uma batalha invencível.

Do MPF via Brasil de Fato. 
Livro que destaca o projeto Belo Monte será lançado no Rio de Janeiro
A geógrafa e mestre em ciência ambiental Maíra Borges Fainguelernt lança nesta quarta-feira, 5 de junho, no Rio de Janeiro, o estudo "Belo Monte: O estado democrático de direito em questão". O livro revela as deficiências institucionais do país para estabelecer processos democráticos de participação da sociedade na tomada de decisão sobre obras que impactam profundamente seus direitos e interesses.Com base em textos críticos sobre conceitos hegemônicos de desenvolvimento, a autora expõe a violação desses direitos, principalmente entre a população indígena, nesta fase de implantação da usina.
O livro proporciona uma leitura que ajuda a avaliar até que ponto a participação social é parte da construção democrática do desenvolvimento nos dias de hoje.
A íntegra.