terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ONU quer revisão da lei da anistia

Com atraso de mais de trinta anos. Mas a direita brasileira é contra a Comissão da Verdade, inclusive o Estadão, que publicou a matéria. Curioso. Será que mudou de opinião ou quer jogar areia no ventilador, para depois sair batendo no governo e convocar os militares a reagir?

Do Estadão.
ONU denuncia Lei de Anistia no Brasil como 'obstáculo para Justiça' 
Chefe da ONU para Direitos Humanos defende revisão do texto, visto como empecilho para julgar crimes como tortura
Jamil Chade, correspondente de O Estado de S. Paulo 

Genebra - A ONU denuncia a Lei de Anistia no Brasil como um "obstáculo" para a Justiça e alerta que o texto precisa ser revisto. O recado é da número 1 das Nações Unidas para Direitos Humanos, Navi Pillay. Em sua avaliação anual sobre direitos humanos e no momento que a ONU marca os 20 anos da Cúpula de Direitos Humanos, a sul-africana fez questão de apontar para o fato de que os trabalhos da Comissão da Verdade precisam ser fortalecidas no Brasil. Mas alerta que o trabalho do grupo não será suficiente.
"Casos precisamos ser levados para a Justiça", declarou alta comissária, em uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 2, na sede da ONU em Genebra.
Navi Pillay demonstrou acompanhar de perto a situação no Brasil e os debates relativos à forma pela qual o País começa a lidar com seu passado. "Estou preocupada com a permanência em vigor da Lei de Anistia de 1979", declarou. "A lei é um obstáculo para que a Justiça seja feita às famílias", insistiu. Na ONU, a lei é vista como um empecilho no tratamento de crimes como tortura.
Em sua avaliação, a criação da Comissão da Verdade no Brasil "é um importante passo inicial". Mas alerta que o grupo precisa de "mais apoio" do governo para que possa realizar seu trabalho. "Eles merecem mais apoio", declarou.
A íntegra.