quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A censura aos comentários no Uol

Comentários se tornaram parte do novo jornalismo da internet. Leitores comentam, debatem, interagem. O conteúdo dos comentários dá uma ideia das opiniões dos leitores e do público. A moderação faz parte, eu mesmo não publico comentários ofensivos ou que destoem dos princípios do blog. Não é o caso do texto abaixo. A censura aos comentários é uma forma de manipular a opinião pública, mostrando só um lado, como se todos os leitores concordassem com a opinião do dono.

Do Blog do Rovai.
Piva e os critérios do UOL para liberar comentários sobre a Venezuela
Texto publicado no Facebook pelo meu amigo Marco Antônio Piva. Vale a leitura. E valeria também muito a pena que o UOL explicasse seus critérios.

A enviada especial da Folha a Caracas, Sylvia Colombo, denuncia um possível bloqueio de acesso às redes sociais promovido pelo governo venezuelano ("Governo venezuelano bloqueia acesso a redes sociais", 24/2/14). O governo nega. Mas, em nenhum momento, cita uma parte importante dessa "guerra digital": o uso de falsificações grosseiras de imagens de repressão a manifestações ocorridas em outros países e que são atribuídas às forças policiais do governo de Nicolás Maduro. Para contribuir com a formação de uma opinião mais isenta e imparcial, essa informação garantiria um "outro lado" da história, sem prejuízo da chamada principal. Decidi levar o assunto na seção "comente a reportagem".
Para minha surpresa, apareceu a seguinte mensagem: "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Confirmar. Caso queira editar o seu texto novamente, clique em Cancelar".
Mais adiante, o UOL indica alguns critérios importantes para a publicação de comentários e com os quais estou plenamente de acordo:
Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivo:
- Evite o uso de expressões com todas as letras maiúsculas;
- Mensagens que desrespeitem as regras estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação;
Meu comentário foi considerado suspeito e precisa de moderação prévia. Vamos a ele: "Ativistas da oposição venezuelana tem postado mensagens com evidentes manipulações de fotos de repressão e crueldade ocorridas em outros países, inclusive no Brasil. As imagens, todas elas chocantes, são atribuídas ao governo de Nicolás Maduro. Na matéria da enviada especial da Folha, nenhuma menção a esse fato, o que é uma pena porque revelaria um "outro lado" do uso das redes sociais nesses dias de turbulência política naquele país. Se quiserem, posso enviar alguns exemplos".
Agora, a título de comparação, leiam alguns comentários publicados no mesmo espaço e tirem sua própria conclusão sobre o conceito de liberdade de imprensa existente no Brasil:
A íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.