São aqueles eventos nas praças durante os jogos da copa, para grandes empresas patrocinadores fazerem propaganda. Locais públicos são fechados e só entram quem tem convite. A prefeitura é quem paga com nosso dinheiro, tirado da saúde, da educação etc. E paga caro: R$ 20 milhões.
Gastar o que foi gasto com estádios -- aos quais não poderemos ir -- foi um absurdo. Gastar outra tanto para confinar torcedores em praças com telões é mais um absurdo.
Recife já desistiu. Um exemplo a ser seguido.
Como as "Fan Fests" da Copa se tornaram a nova pedra na chuteira da Fifa
Roberto Amado
As Fan Fests são aquelas "festas populares" padrão Fifa que devem ocorrer em todos as cidades sedes da Copa do Mundo, com telão, shows e promoções. Oficialmente, são o segundo maior evento da Copa, perdendo apenas para os jogos.
Mas a verdade é que as Fan Fests servem para dar mais visibilidade às marcas patrocinadoras. São 20 empresas com as quais a Fifa já tem compromissos. Estima-se um público de mais de 15 milhões nesses encontros. E o custo é perto de zero para a Fifa.
Afinal, quem paga são as prefeituras. O custo de cada uma delas varia, mas a estimativa é que gire em torno de 20 milhões de reais, computando estrutura, segurança, cachê dos artistas, banheiro químico e por aí vai.
Diante disso, algumas prefeituras estão hesitando em fazer o evento e a de Recife já anunciou o cancelamento definitivo da festa. O diretor de marketing, Thierry Weil, não gostou nem um pouco. Está ameaçando um processo. "Nós vamos ter Fun Fests em todas as cidades-sede, sim", afirmou.
Os gastos são um dos motivos para o receio do Recife. Outro é a experiência na Copa das Confederações, quando a Fan Fest foi um fracasso de público. E, talvez mais importante ainda, a capital de Pernambuco tem o São João, uma manifestação espontânea e importantíssima na tradição nordestina, que ocorre justamente em junho, durante a Copa.
A íntegra.