Muita gente duvida da Wikipédia como fonte confiável pelo fato de a produção dos artigos ser livre. No entanto, quem colabora de forma bem intencionada em geral publica informações confiáveis ou pelo menos honestas. O problema é outro: o uso da Wikipédia para publicidade, especialmente os verbetes que tratam de política e de empresas, enfim, dos poderosos.
Da DW Brasil.
A publicidade oculta na Wikipédia
Maior enciclopédia de livre acesso do mundo não aceita anúncios, mas estudo alemão revela que empresas às vezes usam ferramenta para omitir informações inconvenientes e melhorar imagem perante o público.
As enciclopédias desaparecem cada vez mais das prateleiras. Na Alemanha, por exemplo, a tradicional Brockhaus suspendeu a sua publicação impressa. A ainda mais venerável Enciclopédia Britânica só existe em forma digital. A Encarta, enciclopédia multimídia da Microsoft, já pertence ao passado. E onde está descrito detalhadamente o declínio? Na página da Wikipédia.
Hoje, quem quer saber algo procura gratuitamente na maior enciclopédia online de livre acesso do mundo. Somente na Wikipédia em língua alemã, os visitantes podem encontrar mais de 1,5 milhão de artigos. De acordo com estatísticas do saite, se fossem impressos, esses artigos corresponderiam a 852 volumes. Não é de admirar que as empresas se interessem cada vez mais por ela.
"A Wikipédia é simplesmente uma fonte muito importante de conhecimento na internet, e assim se tornou um componente não mais dispensável da estratégia de relações públicas das empresas", diz Marvin Oppong. O jornalista é autor do recente estudo da Fundação Otto Brenner Publicidade escondida na Wikipédia. O saber mundial na mira das empresas.
"É atraente para qualquer empresa estar representada com uma entrada na Wikipédia", completa Oppong, citando Raphael Rahn da agência de relações públicas Lewis PR. Enquanto as enciclopédias impressas eram, em sua grande maioria, incorruptíveis, devido à sua estrutura de livre acesso, a Wikipédia é suscetível a mudanças manipulativas.
A Wikipédia tem como objetivo montar uma enciclopédia por meio de autores voluntários. Qualquer pessoa está convidada a participar. Só é preciso se registrar. Essa liberdade, no entanto, é usada por autores com segundas intenções.
Conteúdos críticos ou indesejados são muitas vezes excluídos das páginas de muitas empresas, enquanto os concorrentes são difamados ou os produtos da própria empresa são apresentados como melhores do que os de outros fabricantes.
Exemplos são encontrados no saite do Wikiscanner, uma ferramenta que pode identificar mudanças feitas por endereços de IP pertencentes a empresas. De acordo com Wikiscanner, em 2005, um endereço de IP atribuído a empresa farmacêutica Boehringer-Ingelheim excluiu a produção do desfolhante Agente Laranja da história da empresa. As Forças Armadas americanas empregaram o desfolhante em grandes quantidades na Guerra do Vietnã, causando sérios danos à saúde da população civil.
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