segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O escândalo da Rua Musas em Belo Horizonte, passo a passo

Ou de como o prefeito Márcio Lacerda está vendendo uma rua com licitação feita sob encomenda para uma construtora. Mais ou menos assim: "se não ganhar quem eu quero, o comprador vai ter de deixar quem eu quero usar".

Do blog Salve a Musas.
A licitação para inglês ver
Ensinava Platão que o princípio é o mais importante de todas as coisas – noutras palavras: o que começa mal só pode acabar mal. A sucessão de escândalos, desde que o prefeito Márcio Lacerda resolveu dar parte da Rua Musas de presente a um amigo, só confirma isso. Confira passo a passo.
Episódio um: Essa rua já é minha!
Foi o próprio interessado no negócio que esclareceu à Folha de São Paulo que "o projeto de lei que autoriza a venda do trecho da rua já foi desenvolvido com esse objetivo. Eduardo Gribel, presidente da empresa Tenco, diz que desde julho de 2010 vem negociando a compra com a Prefeitura. O texto foi apresentado, porém, com a justificativa de incrementar a infraestrutura turística da capital mineira para receber turistas na Copa de 2014."
Episódio dois: A cartomante me disse
Em 9 de dezembro do ano passado, o amigo do Prefeito entra com o projeto do "Parc Etoile/Hotel Hyatt" na Prefeitura, esclarecendo que "parte da rua também fará parte do empreendimento, sendo objeto de 'desafetação' em andamento". Já que o Projeto de Lei só foi encaminhado pelo Sr. Márcio Lacerda à Câmara Municipal em 15 de abril deste ano, pergunta-se: como o seu amigo podia já saber, mais de quatro meses antes, que a lei seria aprovada pelos vereadores?
Episódio três: Tudo pelo Hyatt
À negociata ajunta-se um terceiro amigo, o líder do prefeito na Câmara, vereador Tarcísio Caixeta, que assim justificou, em 12 de maio, ao Estado de Minas, o porquê da aprovação da lei a toque de caixa: "a construção de uma unidade da rede americana Hyatt, pela Tenco, é fundamental para a Copa do Mundo 2014" e "em casos com um único interessado na compra, como seria o da rua (pois os lotes que a cercam têm o mesmo dono), a Lei Federal 8.666/93, conhecida como Lei das Licitações, permite a sua venda direta, sem licitação". Nova pergunta: como ele podia saber, três meses antes da licitação, que haveria só um interessado?